Nas Notícias

Mais de um milhão de portugueses sofrem de diabetes

No âmbito do Dia Mundial da Diabetes, que se assinala a 14 de novembro, é relançado o portal “Diagnóstico Precoce Foco na Diabetes”, com novas funcionalidades e uma linguagem mais simplificada, humanizada e personalizada. Em Portugal tem-se registado um aumento da prevalência da doença, com a identificação de 168 novos casos todos os dias.

O portal “Diagnóstico Precoce Foco na Diabetes” visa a divulgação de informação sobre a diabetes junto da sociedade, dirigindo-se sobretudo aos doentes, cuidadores, pré-diabéticos e ao grande público. É, por isso, um portal que procura ser informativo e educativo no sentido de esclarecer e sensibilizar para a diabetes e ajudar as pessoas a melhor gerir e controlar a sua doença.

O objetivo global deste projeto digital é contribuir de forma ativa e responsável para a melhoria dos indicadores da diabetes em Portugal, ao constituir um repositório de informação credível, científica e comprovada que permite prevenir, diagnosticar precocemente, gerir, tratar e simplificar uma doença que afeta cerca de 13,3 por cento da população portuguesa, com idade compreendida entre os 20 e os 79 anos (Observatório Nacional da Diabetes 2015).

A renovação e remodelação do portal, que estará disponível ao grande público no dia 14, permitiu torná-lo mais intuitivo, humanizado e próximo das pessoas, através de uma maior facilidade de navegação, adaptação aos dispositivos móveis atuais e criação de novas áreas, como receitas, testemunhos e o envolvimento de profissionais de saúde e outros operadores do setor.

O portal disponibiliza um conjunto de dicas, recomendações, esclarecimentos e documentos que resulta no melhor conhecimento do que é a diabetes, a sua prevenção e tratamento que envolve melhor nutrição, mais atividade física e adesão à terapêutica.

O Questionários de Avaliação de Risco, por exemplo, permite a identificação de grupos de risco, o diagnóstico precoce e uma maior consciencialização para a necessidade de consulta médica de despiste ou acompanhamento da pessoa pré-diabética.

A página de Facebook do projeto tem como objetivo aproximar a comunidade e gerar partilha de informação de forma mais direta e concisa. Atualmente a página é constituída por uma comunidade de 5.200 seguidores.

A propósito do Dia Mundial da Diabetes o projeto pretende com este relançamento digital reforçar o papel ativo da pessoa com diabetes e seu cuidador na gestão da doença e aumentar a sua literacia em saúde.

Em destaque

Subir