Tecnologia

Um ‘malware’ chamado Android: São mais de 440 mil códigos maliciosos

malware_android_g_data

Não, o Android não é um malware. O Android é o sistema operativo que mais sujeito está à propagação de malware, são esses os dados mais recentes de uma empresa de segurança.

Segundo a empresa de segurança G Data, o Android tem mais de 440 mil programas malware. Cresce a um ritmo de 5 mil novas amostras de malware todos os dias, segundo os dados agora divulgados pela G Data.

O relatório trimestral da G Data Software AG, indica que é registado um novo código malicioso para Android a cada 18 segundos. A propagação de malware no Android cresceu 21 por cento em relação a 2014, apontam os mesmos dados.

Nesta ‘ataques’ os cibercriminosos tiram partido das subscrições online e serviços de chamadas e SMS Premium para chantagear o utilizador por meio ransomware – um tipo de programa que limita o acesso ao sistema infetado.

Este número, no entanto, não indica que o Android seja um mau sistema operativo. O seu crescimento exponencial faz com que os cibercriminosos centrem todas as suas atenções no sistema, dado o enorme número de utilizadores em todo o mundo.

À semelhança do que acontecia com o Windows, o Android é um alvo a ‘abater’ dada a quantidade de utilizadores e a possibilidade de ‘ataques’ bem-sucedidos.

O grande alvo dos ataques, segundo o mesmo relatório, prende-se com os ‘dispositivos conectados’, como as Smart TV, os relógios inteligentes e até a máquina de lavar, desde que estes estejam ‘conectados’ com o smartphone.

 

Em destaque

Subir