Apresentações/Novidades

Um litro aos 100 km com o Toyota Prius Plug-in

Será? É natural que fiquemos com ‘a pulga atrás da orelha’ ao ouvirmos que um automóvel possa gastar 1 litro a cada 100 quilómetros. Mas é isso a que se propõe gastar o Toyota Prius Plug-in. Uma versão muito especial de ligar à tomada, que possui uma baterias que permite fazer meia centena de quilómetros em modo elétrico.

No fundo não se trata de um modelo elétrico, mas de um híbrido que permite mobilidade elétrica numa distância limitada no caso de ficarmos sem combustível.

Pode dizer-se que é a combinação de dois mundos, mais eficaz do que noutras tentativas feitas por construtores de automóveis, graças a uma bateria maior e mais evoluída, colocada num Toyota que já de si possui uma estética bem arrojada.

Este Prius está mais agressivo, a começar pelas suas óticas afiladas, e pára-choques que ostentam luzes LED e uma grelha minimalista. A secção posterior confere esta estética com uma solução em que as óticas estão inseridas no conjunto do óculo traseiro que mais não é que o prolongamento do teto solar – uma garantia de mais 5 km de autonomia.

Há um aspeto a reter neste Toyota, que embora não pareça tem a sua lotação limitada a quatro lugares, como medida para reduzir o peso e, consequentemente, o consumo. Aliás os materiais de certos partes do automóvel denunciam essa preocupação, com o portão traseiro a ser construído num material compósito CRFP

Sob o capot do Prius Plug-in ‘mora’ o conhecido motor a gasolina de 1,8 lutros, que com a bateria tem o dobro da potência elétrica da geração anterior do Prius – possui agora 68 kW. Isso permite recorrer menos ao motor de combustão e baixa o consumo, atingindo os 135 km/h em modo elétrico e respondendo melhor ao acelerador.

Estes valores resultam de baterias de lítio que passaram a ter 8,8 kWh e uma densidade energética e potência de carregamento maiores, aumentando a autonomia para o dobro – já que anteriormente cifrava-se em somente 25 quilómetros. Os tempos de carregamento baixaram agora para duas horas e cerca de três horas e meia numa tomada de corrente doméstica de 230v.

A circulação com este Toyota Prius sente-se mais em estrada, nomeadamente no que se refere a recuperações, notando-se o ruído do motor de combustão assim que este entra em ação. Em parte isso deve-se ao contraste com o silêncio da utilização elétrica e em parte à caixa de velocidades de variação contínua.

Há três modos de condução, sendo que no primeiro há três opções e quatro modos de propulsão. No primeiro há as opções Eco, Normal e Power, no segundo pode escolher entre o funcionamento totalmente elétrico e elétrico citadino, ou pelo motor térmico. O funcionamento híbrido permite manter a carga da bateria como carrega-la em andamento.

Esta versão Plug-in chegará ao mercado português no próximo mês de abril, com duas versões de equipamento; Luxury e Power Ski. Na primeira há faróis LED com máximos adaptativos, bancos dianteiros aquecidos e entrada e arranque mãos livres. Na segunda é adicionado o teto solar com carregamento da bateria, mas retirada a deteção traseira de aproximação de veículos.
O preço de comercialização inicia-se nos 41.200 euros.

Em destaque

Subir