Nas Notícias

Um gato no Brasil nasceu com quatro olhos, duas bocas e dois narizes

gato consang 210gato consang bigUm gato nasceu esta semana, no Brasil, com uma tripla anomalia: tem quatro olhos, duas bocas e dois narizes. A situação foi provocada pela consanguinidade: segundo o dono, os pogenitores do gatinho são irmãos.

Um gato nasceu com três anomalias na cabeça devido à consanguinidade dos progenitores. De acordo com a Globo, o pequeno felino de São Carlos, no estado brasileiro de São Paulo, tem quatro olhos, duas bocas e dois narizes.

Depois de os donos garantirem que os progenitores são irmãos, o veterinário Ronaldo Fornielles avança com uma explicação: consanguinidade. “As anomalias podem acontecer em qualquer grau de parentesco”, explicou: “podem ser internas, como má formação de órgãos, por exemplo, rim, fígado e coração, ou externas, como as desse gato”.

As anomalias têm como consequência uma reduzida esperança de vida. O alerta surgiu logo no primeiro dia, quando o bebé não conseguiu mamar. “É a primeira vez que ela deu cria”, adiantou Mara Cristina Nascimento, cunhada do dono: “penso que o filhote não vai sobreviver. Ainda não procuramos um veterinário porque não temos condições financeiras”.

“Há relatos de animais com duas cabeças que vivem super bem. Nos Estados Unidos, uma gata que agora é idosa nasceu com duas faces e consegue alimentar-se pelas duas bocas, pois as mesmas têm comunicação com um único estômago, ou seja, as estruturas internas foram preservadas”, contrapôs Fornielles.

O mesmo veterinário lembrou outros casos em que os animais com anomalias provocadas pela consanguinidade só viveram alguns meses. “A escolha pela cirurgia depende das estruturas envolvidas na anomalia”, concluiu. 

Em destaque

Subir