Cultura

Um episódio pode deixá-lo viciado nas séries e o Netflix sabe qual é

viciado-em-seriesO que leva alguém a ficar viciado numa série? O Netflix divulgou um estudo que revela qual o episódio que levou os espectadores a seguirem a história do princípio ao fim.

Se era fã do Prison Break, quase de certeza que viu o terceiro episódio, mas para quem seguia Gotham o decisivo foi o sétimo.

São apenas dois exemplos de qual o episódio que vicia os espectadores numa série, elaborado pela Netflix de acordo com as métricas mais recentes.

Para melhor entender o comportamento e hábitos dos consumidores, a empresa realizou um estudo para definir os componentes essenciais a uma série de culto.

Envolvendo mais de 30 títulos, o estudo permitiu concluir que tais factores são universais, pois critérios como a localização geográfica do espectador pouco fizeram variar os resultados finais.

“Acreditamos que as grandes histórias têm o seu quê de universal”, Cindy Holland, vice-presidente para os conteúdos originais: “A Internet permite-nos partilhar estas histórias com uma audiência global e o que os dados nos dizem é que os nossos membros reagem de forma muito semelhante”.

É por isso, acrescentou, que os espectadores acabam por ficar viciados numa série ao mesmo tempo, onde quer que estejam a assistir.

O mistério, as relações familiares, o primeiro amor e a psicologia associada ao crime são as temáticas também universais, de acordo com o mesmo estudo.

A presença de cães é outro factor que ajuda o espectador a ficar viciado numa série.

Para elaborar o perfil do consumidor, o estudo da Netflix tentou definir qual o episódio fundamental para ‘prender’ o espectador até ao fim.

A listagem final foi elaborada com base nas preferências de pelo menos 70 por cento dos espectadores, ou seja, esses 70 por cento que viram tal episódio continuaram a seguir a série até ao final da primeira temporada.

Ainda de acordo com o trabalho do Netflix, as séries mais viciantes foram ‘Stranger Things’, ‘Anatomia de Grey’, ‘The Get Down’ e ‘The Fall’: apenas dois episódios foram suficientes para ‘prender’ o espectador.

Em destaque

Subir