Mundo

Um drone vai combater o mosquito Aedes aegypti, sobrevoando focos de infeção

Um drone vai ser usado pelas autoridades brasileiras de Teresina, no combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como dengue. A operação de limpeza de criadouros prossegue neste sábado. As autoridades já recolheram centenas de toneladas de lixo.

O drone será utilizado no bairro Santa Bárbara, na zona norte de Teresina, neste sábado.

Para conseguir chegar a zonas de difícil acesso, as autoridades brasileiras vão recorrer a drones, com o objetivo de detetar focos do mosquito Aedes aegypti, que é responsável pela transmissão de doenças graves, entre as quais a dengue.

“Em tempos de guerra contra o mosquito, como estamos a viver agora, todo e qualquer instrumento tecnológico que possa auxiliar as equipes pode e deve ser utilizado”, salienta Francisco Pádua, presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, em declarações reproduzidas pelo Globo.

Os aparelhos não-tripulados permitirão sobrevoar terrenos terrenos baldios e ‘observar’ imóveis desabitados, onde existam as condições para a propagação do mosquito.

Caso encontrem áreas de risco, as autoridades irão notificar os proprietários. Se estes não aceitarem a intervenção de equipas de combate a este tipo de epidemias, será aplicada a ‘lei da força’, com uma entrada forçada nas casas, em nome da saúde pública.

A Fundação Municipal de Saúde de Teresina assinala que em 2015 foram detetados 4500 casos de dengue.

A operação de limpeza dos bairros está em curso, sendo que já foram recolhidas mais de 600 toneladas de lixo, em diferentes zonas da capital.

Estão envolvidos neste projeto, além das autoridades de saúde, entidades de desenvolvimento urbano, bem como as associações de moradores dos bairros e a comunidade.

De acordo com Francisco Pádua, a população tem “ajudado muito”. No balanço provisório desta intervenção, além das 600 toneladas de lixo recolhido, destaca-se uma ação de sensibilização, para evitar que novos detritos sejam atirados para os mesmos locais.

O mosquito Aedes aegypti provoca doenças como dengue, zika e chikungunya.

As autoridades estão a pedir aos cidadãos para deixarem lixo à porta, sendo que há veículos a proceder à sua recolha.

Em destaque

Subir