Mundo

Drone foi atingido por avião com 132 passageiros a bordo

aviao british airwaysFoi o piloto do avião da British Airways que se apercebeu da presença do drone, no momento da aterragem, no Aeroporto de Heathrow, em Londres, neste domingo. O incidente foi reportado à polícia, que procede a investigações. Seguiam a bordo 132 passageiros e cinco elementos da tripulação.

Um avião da British Airways que neste domingo fez a ligação as cidades de Genebra e de Londres terminou com um susto, para o piloto, que avistou um drone, perto do aeroporto de Heatrow, quando efetuava a manobra de aterragem na capital londrina.

Os 132 passageiros não se aperceberam do incidente, que foi reportado pelo piloto do aparelho, logo após a aterragem do Airbus A320. O drone atingiu a parte frontal da aeronave.

“O avião aterrou em segurança, foi alvo de uma avaliação pormenorizada, por parte dos nossos engenheiros, e colocada ao dispor da companhia para um novo voo”, esclareceu um porta-voz da British Airways.

As autoridades locais estão a investigar o incidente, que não provocou qualquer vítima ou dano material, mas que vem levantar novamente questões que se prendem com uma mais rigorosa regulamentação do espaço aéreo, sobretudo junto a aeroportos.

Há poucos meses, já em 2016, foi feito um alerta por parte da Associação Internacional de Transporte Aéreo, em resultado do elevado número de drones, que podem ser adquiridos e manobrados por qualquer pessoa. De acordo com Tony Tyler, diretor-geral daquela associação, os aparelhos não-tripulados constituem “uma ameaça real”.

A aeronave da British AirWays voava a cerca de 1500 metros do solo, quando se deu um embate, na parte da frente do Airbus. Não se sabe quem operava o drone e não há qualquer detenção, ou, sequer, suspeito.

Incidentes deste género não são, no entanto, caso único. Só entre abril e outubro de 2015, contabilizaram-se 23 ocorrências semelhantes, a maioria deles em solo britânico (Heathrow, Manchester, Stansted, London City).

Os pilotos e autoridades do setor temem que, um dia, um drone possa provocar um acidente aéreo. E pretendem não só regras rígidas, mas um atento controlo dessa regulamentação, com penas pesadas para quem puser em causa a segurança dos aviões.

Os drones massificaram-se e tornaram-se um divertimento de fácil acesso. É possível comprá-los a um preço reduzido, mesmo drones que atingem elevadas altitudes. Está mais do que comprovado que um objeto deste género pode pôr em causa a segurança de um avião.

Em destaque

Subir