Nas Notícias

Os Primeiros Jogos Olímpicos da era moderna celebram o 120.º aniversário

Em 1896, em Atenas, na Grécia, realizaram-se os Primeiros Jogos Olímpicos da era moderna. E para assinalar os 120 anos, a Google criou um Doodle alusivo a esse grande evento, que resultou da vontade do Barão de Coubertin, o homem que idealizou o renascimento das Olimpíadas da Grécia Antiga.

Foram chamados de “Jogos Olímpicos de Verão de 1896”, mas ganharam o título de Primeiros Jogos Olímpicos da era moderna e tiveram lugar em Atenas, na Grécia, naquele ano, entre os dias 6 e 15 de abril. A Google recorda-nos desse evento idealizado pelo Barão de Coubertin.

A Google recorda a efeméride, com um doodle que é publicado na página principal do motor de busca, nesta quarta-feira, dia 6 de abril, que assinala o arranque da megacompetição.

Participaram nas primeiras Olimpíadas de Verão 241 atletas, masculinos, em representação de 14 países, nas modalidades de atletismo, ciclismo, esgrima, ginástica artística, levantamento de peso, luta greco-romana, natação, ténis e tiro.

O evento realizou-se graças ao francês Pierre de Frédy, o Barão de Coubertin, o homem que idealizou o renascimento dos Jogos existentes na Grécia Antiga, mentor do movimento olímpico e fundador do Comité Olímpico Internacional.

Para assinalar os 120 anos dos primeiros Jogos da era moderna, a Google criou um doodle alusivo à efeméride, com diversas imagens representativas das diferentes modalidades praticadas na competição de 1896.

Pierre de Coubertin nasceu em Paris, a 1 de janeiro de 1863, numa família da aristocracia francesa. Este descendente de Fernando III de Castela idealizou uma competição internacional, como forma de promoção do atletismo, numa altura em que crescia o interesse pelos Jogos Olímpicos da Antiguidade.

O primeiro passo formal para a realização dos Primeiros Jogos Oímpicos da era moderna dá-se a 23 de junho de 1894, em Paris, num congresso internacional, onde Coubertin propõe que se recuperasse um evento desportivo internacional periódico, tal como sucedia na Grécia antiga.

Este congresso levou à criação do Comité Olímpico Internacional, que teve como secretário-geral Pierre de Coubertin e Demetrius Vikelas como presidente.

Decidiu-se que a primeira edição dos Jogos Olímpicos da era moderna decorreriam na Grécia, sendo que a competição seria realizada de quatro em quatro anos: uma olimpíada.

Em 1896, tem lugar a primeira edição dos Jogos Olímpicos de Verão, que resultaram num tremendo sucesso. Estava lançada a semente para a maior competição desportiva da atualidade.

A cerimónia de inauguração ocorreu numa segunda-feira de Páscoa, perante cem mil espectadores, com o Rei da Grécia, Jorge I, após a inauguração de uma estátua em homenagem ao ateniense George Averoff, na entrada do Estádio Panathinaiko, principal palco das competições e uma maravilha arquitetónica em mármore. Averoff foi o responsável pela restauração e modernização do estádio e financiador da organização do evento.

Depois destes Jogos, Vikelas abandonou o cargo de presidente do Comité Olímpico, sendo substituído por Pierre de Coubertin. Apesar do sucesso dos primeiros Jogos da era moderna, aproximar-se-iam tempos de tormenta para o Movimento Olímpico. As edições seguintes da competição, em 1900 e 1904, não alcançaram a visibilidade da competição inicial.

Apenas nos Jogos Olímpicos de Verão de 1906 o quadro foi alterado. Aproveitando o facto de se completarem 10 anos desde o renascimento dos Jogos Olímpicos, a organização conseguiu dar à competição a relevância desejada e colocar o evento no trilho do sucesso definitivo, que hoje é reconhecido e irreversível.

Pierre de Coubertin abandonaria a presidência do Comité depois dos Jogos Olímpicos de Verão de 1924, que decorreram precisamente em Paris. Manteve-se como presidente honorário até ao dia em que morre, em Genebra, na Suíça, a 2 de setembro de 1937.

Hoje, 120 anos depois das primeiras Olimpíadas da era moderna, recorda-se o evento e o seu criador, com um Google Doodle.

Veja o vídeo.

Em destaque

Subir