País

Um diabético pode ter uma vida saudável, explica a OMS

A diabetes não é um impedimento a uma vida saudável. A Organização Mundial da Saúde (OMS) demonstrou, através de um relatório, que um diagnóstico atempado e um bom controlo da doença permitem que um diabético tenha uma vida saudável e, deseja-se, bem longa.

O documento aponta ainda o dedo às autoridades governamentais, realçando que a diabetes, uma doença que tem vindo a registar um aumento de casos generalizado a nível mundial, pode ser combatida através da combinação das políticas de saúde, das mudanças no meio ambiente e da sensibilização das pessoas.

“Isso inclui políticas que aumentem os impostos sobre bebidas açucaradas e a adoção de rotulagem frontal nos alimentos, alertando os consumidores sobre os produtos processados com alta quantidade de gordura, açúcar e sal, com o objetivo de desencorajar seu consumo”, explicaram os autores do relatório.

No continente americano, a diabetes é já a quarta maior causa de morte entre as doenças, apenas superada por enfartes, acidentes vasculares cerebrais e pelas demências.

Em destaque

Subir