Mundo

Um dia, eles vão acordar e não voltam a adormecer

Estes dois irmãos vão acordar, um dia, e nunca mais conseguirão adormecer novamente. Hayley Webb, jornalista da Nine News, e o seu irmão, Lachlan, entrarão num processo de morte rápida, acordados num pesadelo. São vítimas de uma doença rara e sem cura: a insónia familiar fatal, que os vai matar. Veja o vídeo.

Os irmãos Lachlan, com 28 anos, e Hayley Webb, de 30, vivem em Queensland, na Austrália, e viajaram para os Estados Unidos, para realizar exames que possam travar a doença hereditária, que já matou a mãe e a avó, bem como uma tia e um tio.

Dois irmãos australianos vivem, atualmente, com normalidade, ainda que tenham de enfrentar alguns constrangimentos – como os testes que estão a realizar, para impedir destino idêntico a outros quatro familiares próximos.

Um dia, Lachlan e Hayley Webb (jornalista do canal Nine News) vão acordar e nunca mais voltarão a adormecer. É o resultado da doença rara de que padecem: a insónia familiar fatal, cujo nome diz tudo.

Tal como os seus familiares que morreram, vítimas desta doença rara, os dois irmãos viverão, um dia, um pesadelo. Mas não a dormir. Vão acordar e nunca mais voltarão a adormecer, por culpa deste problema genético que provoca danos nos neurónios.

A insónia familiar fatal é uma doença hereditária, muito rara, de evolução rápida e sem cura. É provocada por uma alteração dos priões celulares que não manifestam qualquer mal no organismo.

Revela-se, por regra, a partir da meia idade. Começa a manifestar-se por uma dificuldade em dormir e evolui para insónia intensa. Ocorre porque o funcionamento do tálamo – responsável pelo controlo do sono e na resposta dos sentidos – fica comprometido.

Lachlan e Hayley souberam de que tinham este problema quando a avó adoeceu. Eram adolescentes e perceberam que iriam transportar esta “maldição de família”.

A avó enfrentou problemas de sono, dos quais resultaram alucinações, perda de visão, demência e incapacidade de falar. Tinha-lhe sido diagnosticada insónia familiar fatal.

Seguiram-se outros familiares. A mãe morreu aos 61 anos. A tia aos 42 e o tio com apenas 20 anos. Seguir-se-ão Lachlan e Hayley Webb, se a ciência não encontrar resposta para o problema.

Veja o vídeo.

Em destaque

Subir