Já se sabe que dinheiro não é problema para os sheiks do Dubai. Também se sabe que ousadia não falta aos arquitetos. Mas… um court de ténis debaixo de água?! Veja o vídeo.
Projeto da autoria do arquiteto polaco Krystztof Kotala está orçado em cerca de 1,5 mil milhões de euros.
Não é o primeiro projeto ousado do Dubai. Aliás, a visão dos sheiks dos Emirados Árabes Unidos assenta precisamente na ousadia, para colocar o Dubai nas bocas do mundo, pronto para superar o fim do ouro negro.
O petróleo não vai durar sempre e diversas infraestruturas (que já estão concluídas e que estão ainda no papel) têm como objetivo colmatar este problema que aí vem.
Já nasceram as ilhas de Burj al Arab e Palm Jumeirah, que captaram o interesse de multimilionários, e já saíram do papel edifícios sem paralelo na arquitetura mundial.
Há ainda o court de ténis mais alto do mundo, no topo do hotel Burj al Arab, a 304 metros do solo. Agora, os sheiks do Dubai pretendem construir um court de ténis subaquático. Leu bem.
O projeto de Krystztof Kotala poderá ser a próxima excentricidade dos Emirados Árabes Unidos, caso se comprove a sua viabilidade.
O custo é elevadíssimo: 1,5 mil milhões de euros. Mas esse não é o maior problema. O grande desafio será mesmo a criação de uma cúpula gigante, capaz de resistir à pressão da água.
O local para o projeto já foi escolhido. Situar-se-á no golfo Pérsico, precisamente entre as apaixonantes ilhas de Burj al Arab e Palm Jumeirah.
O arquiteto desenhou um projeto com sete courts de ténis, todas cobertas com recifes de corais e visão total para o oceano.
Estima-se que a obra nasça em 2020, a tempo da Expo Dubai, marcada para aquele ano.
Veja o vídeo de um dos mais arrojados projetos arquitetónicos do mundo. E imagine-se jogar ténis debaixo do mar.