Motores

“Um começo fantástico” para Fernando Alonso

Após a vitória nas 6 Horas de Spa-Francorchamps ao serviço da Toyota, Fernando Alonso considerou este êxito “um começo fantástico” para a sua campanha no ‘Mundial’ de Resistência (FIA WEC) e nas 24 Horas de le Mans.

O Bicampeão do Mundo de F1 dividiu os comandos do Toyota TS050 Hybrid # 8 com Sebastian Buemi e Kazuki Nakajima, realizando dois turnos de condução, o segundo dos quais na ponta final da corrida belga, onde se manteve à frente do outro LMP1 da marca nipónica, cortando a meta 1,4s à frente de Mike Conway, que assim assegurou a ‘dobradinha’ da equipa sediada em Colónia.

Alonso viu a sua vantagem reduzir-se no final da prova devido à ordens que recebeu via rádio para não forçar a caixa de velocidades do seu TS050 HY, cujas temperaturas estavam a subir bastante. Isto depois de ter regressado aos comandos do carro # 8 e após a última paragens nas boxes a 25 minutos do fim apenas para reabastecimento.

“Foi um começo fantástico, a minha corrida de resistência no Campeonato do Mundo. Um trabalho espantoso da equipa, primeiro e segundo na qualificação, primeiro e segundo na corrida. Kazuki e Sebastian no começo foram-se embora. Eles tornaram a minha vida um pouco mais fácil”, declarou o espanhol no final.

“Obviamente que sabia que em termos de performance iria ser complicado. Tive uma abordagem cautelosa à corrida, sabendo que tinha uma boa vantagem, mas depois com o safety car essa vantagem desapareceu. Por isso ao ser cauteloso não fui provavelmente o mais rápido e tive de lutar até ao fim”, referiu também Fernando Alonso.

“Mas a equipa foi espantosa. Uma corrida de seis horas parece fácil, mas penso que os outros LMP1 eram rápidos no começo da corrida, e paramos mesmo antes deles terem a sua primeira paragem. Aí houve um risco. Tudo pode acontecer numa corrida de seis horas, muito tráfego, muitos momentos de risco, por isso acho que atuamos na perfeição e conseguimos a dobradinha, por isso é bom para a equipa”, sublinho o piloto asturiano.

E se foi importante para Alonso ganhar em Spa, a corrida belga foi ‘apenas’ o ensaio para o ‘prato principal’, que são as 24 Horas de Le Mans. O espanhol está ciente de que a prova de junho acarreta desafios ainda maiores: “Definitivamente acho que isto foi um ‘aquecimento’ para Le Mans. É uma preparação, como um teste, mas com pontos na bandeira de xadrez. Mas queríamos testar-nos em condições de corrida com as outras equipas, com outros pilotos, submetendo-nos ao stress. Estamos prontos para Le Mans. Uma corrida que é bastante mais dura, com 24 horas, onde muitos problemas podem aparecer, mas preparamos a prova o melhor possível e acho que vamos com confiança para essa corrida”.

Em destaque

Subir