Mundo

Um caso raro de gémeos de pais diferentes descoberto no Vietname

Gemeos_900Cientistas do Vietname confirmaram que dois irmãos gémeos são filhos de pais diferentes. Uma família teve dúvidas, porque os filhos eram muito diferentes, e suspeitaram de uma troca de bebés no hospital. Exames ao ADN feitos em Hanói retiraram todas as dúvidas. Ou talvez não.

É um caso raro de gémeos que são filhos de pais diferentes. A história chega do Vietname e tem confirmação da genética, de acordo com a agência de notícias VNS, citada pela CNN.

Uma família vietnamita quis colocar termo às desconfianças sobre a paternidade dos seus filhos, uma vez que, apesar de serem gémeos, não tinham qualquer semelhança. Pelo contrário, o cabelo ondulado de um contrastava com o cabelo liso de outro. A cor da pele não era igual, não havia a menor semelhança.

Mergulhada na incerteza e a temer que um dos seus gémeos tivesse sido trocado na maternidade, a família, que vive no norte da província de Hoa Binh, decidiu realizar um teste de ADN.

O presidente da Associação Genética Vietnamita, Le Dinh Luong, revelou que não se verificou qualquer troca de bebés à nascença. E foi esclarecedor: “Os gémeos têm a mesma mãe, mas são filhos de pais diferentes”.

Pouco mais se sabe sobre este caso raro, uma vez que a família solicitou ao centro médico total confidencialidade. Sabe-se que as crianças têm 2 anos de vida.

Apesar de extremamente raro – é o primeiro caso registado no Vietname – o nascimento de gémeos de pais diferentes já se verificou. Segundo adianta a CNN, nos EUA, em 2015, foi registado um caso, que acabou por ser tornado público pelas implicações judiciais. Esse pai, de Nova Jérsia, foi condenado a suportar as despesas de uma filha gémea, depois de a genética ter comprovado que ele não era pai da outra gémea.

O nascimento de irmãos gémeos de pais diferentes (superfecundação heteropaternal) ocorre quando o óvulo é fecundado por dois espermatozóides diferentes, dentro do mesmo período de ovulação.

Porém, apesar de ter uma explicação simples, o processo é mais complexo. A superfecundação heteropaternal depende de fatores. Desde logo é necessário que a mulher liberte dois óvuls no mesmo ciclo menstrual.

Depois, a mulher terá de manter relações sexuais com pelo menos dois homens, durante o período fértil. Para que haja a fecundação, é ainda necessário que espermatozoides dos dois homens consigam fecundar os óvulos e que os embriões se desenvolvam.

Há estimativas que apontam para um caso de gémeos de pais diferentes por cada 33 mil casos de gémeos. Porém, na prática, estes números podem estar subvalorizados, uma vez que nem todas as ocorrências ficam registadas – só após pedidos de exames ADN se poderá comprovar a paternidade, pelo que haverá mais casos do que registos.

Em destaque

Subir