Nas Notícias

Um brilhante vídeo do espaço, para olharmos o mundo de perspetiva inversa

aurora boreal 400 Um notável vídeo divulgado pela Agência Espacial Europeia (ESA), a partir do espaço, mostra a órbita da Terra, com a Aurora Boreal, o amanhecer e o dia do Planeta Azul. As imagens foram captadas pelo astronauta da ESA, Alexander Gerst, numa missão a cerca de 400 quilómetros de altitude. Veja as imagens.

A partir da Estação Espacial Internacional, foi realizado este vídeo, em timelapse, que mostra mostra a Aurora Boreal, relâmpagos e o amanhecer terrestre.

A Aurora Boreal é provocada por ventos que transportam partículas que são libertadas durante explosões solares.

No momento em que entram no campo magnético da Terra, algumas partículas ficam retidas na atmosfera, provocando uma luminosidade intensa, tal como exibe este trabalho.

As imagens capturadas durante a noite pelo astronauta alemão mostram raios, em zonas do globo. É a trovoada vista do espaço.

Para fazer este tipo de vídeos, os astronautas da ESA utilizam câmaras digitais e tiram fotografias da Terra, durante a viagem à volta da Terra, que é feita a 28 800 quilómetros por hora.

É a esta velocidade que a Estação Espacial Internacional viaja em torno do planeta, pelo que uma volta ao mundo demora apenas 90 minutos. Reunidas as imagens, é feita uma montagem em timelapse, que resulta neste trabalho notável.

Alexander trabalhou como geofísico e vulcanólogo antes de fazer parte da equipa de astronautas da ESA, em 2009.

A sua missão, chamada “Blue Dot”, inclui um programa científico extensivo de experimentos na ciência física, biologia e fisiologia humana, bem como demonstrações de pesquisa e tecnologia de radiação.

Veja o vídeo:

Recentemente, a Agência Espacial Europeia publicou outro vídeo, também da autoria do astronauta Alexander Gerst, que permitiu dar uma volta ao mundo em pouco menos de um minuto.

A montagem foi feita com o mesmo método: uma câmara digital tirou fotografias ao planeta, durante uma viagem em tempo real. Veja esse vídeo.

Em destaque

Subir