Mundo

“Um ano espetacular”, diz Facebook a pai que chora a morte da filha

ano espetacular O Facebook selecionou a morte da filha de Eric Meyer como um dos momentos de 2014. O pai em luto ficou em choque quando a aplicação ‘Year in Review’ escolheu uma foto da menina de 6 anos para capa da ‘revista do ano’ do utilizador. A empresa já pediu desculpa pelo incidente.

Quem tem perfil no Facebook já se deparou com a aplicação ‘Year in Review’, que escolhe os melhores momentos que o utilizador deu a partilhar na rede social em 2014. Só que Eric Meyer ficou chocado com a principal escolha.

Na ‘revista do ano’ de Eric Meyer, a capa é da filha de 6 anos, que faleceu em junho. A isto se junta o título predefinido da aplicação: “Foi um ano espetacular! Obrigado por fazeres parte dele!”.

A escolha de uma imagem da filha morta chocou este pai em luto, como o próprio revelou no blogue pessoal: “Para aqueles que viveram a morte de entes queridos, ou passaram um tempo prolongado no hospital, ou que foram atingidos pelo divórcio ou pela perda de um emprego ou de qualquer uma das centenas de crises, podemos não querer um outro olhar para o ano passado”.

A aplicação só fica disponível para visualização pública após a autorização do utilizador. Contudo, o Facebook ia repetindo esse pedido de autorização com regularidade, o que no caso de Eric Meyer levou-o a deparar-se várias vezes com a foto da filha falecida.

A polémica com o caso deste norte-americano tornou-se viral, obrigando o Facebook a pedir desculpas pela “tristeza” que a ‘revista do ano’ possa ter causado a outros utilizadores.

“A aplicação foi incrível para muita gente, mas é evidente que, neste caso, trouxe tristeza em vez de alegria”, admitiu o gestor de produto da ferramenta, Jonathan Gheller.

Para além do pedido de desculpas público emitido pela empresa, o próprio Jonathan Gheller apresentou-se a Eric Meyer para lamentar o sucedido.

Em destaque

Subir