Mundo

Ultrassons nos testículos: Um possível meio contracetivo no futuro

espermatozoide_1Os testes foram feitos com sucesso em ratos e pode tornar os ultrassons o novo método contracetivo deste século. Duas pequenas sessões fazem com que as células que reproduzem os espermatozoides sejam reduzidas.

O homem pode conhecer brevemente um novo método contracetivo. A tecnologia passa pela emissão de ultrassons nos testículos que faz com que as células que reproduzem o esperma sejam reduzidas, retirando consideravelmente a capacidade do homem em fazer filhos.

O estudo ficou a cargo de um grupo de investigação da Universidade da Carolina do Norte (Estados Unidos) e os testes iniciais foram efetuados em ratos. Os resultados animam mas é preciso mais antes que tudo isto se torne num produto disponível para ser comercializado.

Os investigadores estimam que pequenas sessões de um quarto de hora, seis em seis meses, podem fazer com que os ultrassons se tornem num método contracetivo bastante eficaz para o homem.

O estudo teve o apoio da fundação da família do criador da Microsoft, ‘Bill e Melinda Gates’.

Em cada ejaculação, o homem produz em média cerca de 100 milhões de espermatozoides. Com este novo tratamento, e a partir dos resultados dos testes feitos nos ratos, este número poderá ser 10 vezes inferior com a utilização dos ultrassons.

Em destaque

Subir