Nas Notícias

UHDC promove campanha de prevenção do cancro do pulmão

cancro pulmao 1 Para assinalar o Dia Nacional do Não Fumador, a União Humanitária dos Doentes com Cancro (UHDC) realiza uma campanha de prevenção do cancro do pulmão que inclui a promoção de rastreios gratuitos à população, no dia 17 de novembro.

A ação decorre no Núcleo de Apoio ao Doente Oncológico, na Rua da Quinta do Loureiro (Av. de Ceuta, Lote 11 – Loja 2), em Lisboa, onde serão feitos os rastreios, entre as 12h00 e as 18h00.

“Esta campanha pretende sensibilizar a população para os malefícios do tabaco para a saúde, não apenas dos fumadores, mas também daqueles que de forma passiva acabam por ser afetados. Queremos que esta campanha seja mais do que um alerta. Pretendemos incentivar as pessoas a optarem por um estilo de vida saudável, colocando de parte o tabaco”, refere a porta-voz da associação, Cláudia Costa.

O tabagismo é o principal fator de risco para o cancro do pulmão, a primeira causa de morte por doença oncológica nos países ocidentais.

Em Portugal, o cancro da traqueia, brônquios e pulmão é a primeira causa de morte por doença oncológica, sendo responsável pela morte de cerca de três mil portugueses por ano.

A União Humanitária dos Doentes com Cancro é uma Associação Humanitária, de Solidariedade Social e de Beneficência, sem fins lucrativos.

Fundada em 7 de abril de 1999 (Dia Mundial da Saúde), com o lema ‘Quanto mais olharmos o cancro de frente, mais ele se afasta de nós’, a UHDC tem como primeiro objectivo apoiar os doentes com cancro e seus familiares, mediante a prestação de diversas valências de apoio gratuitas, beneficiando assim milhares de doentes mais carenciados.

A UHDC foi pioneira no nosso país na criação de quatro diferentes tipos de apoio a doentes com cancro: consultas gratuitas de Apoio Médico e de Psico-oncologia, Linha Contra o Cancro e Núcleo de Apoio ao Doente Oncológico.

Em termos de saúde pública, é membro efetivo do Grupo Técnico Consultivo da Direção-Geral da Saúde.

Em destaque

Subir