Categorias: Nas Notícias

UGT espera “discurso mais social e menos economicista” da nova Comissão Europeia

O secretário-geral da UGT, Carlos Silva, afirmou hoje esperar que a próxima liderança da Comissão Europeia tenha “um discurso mais social e menos economicista”, sustentando que “a Europa está farta de austeridade”.

“Espero que o novo presidente, seja Ursula von der Leyen ou outro qualquer que o Parlamento Europeu decida, tenha em consideração que a Europa está farta de austeridade”, advertiu Carlos Silva, em Évora, no final de uma reunião do Secretariado Nacional da UGT.

Para o secretário-geral da UGT, quem for eleito presidente da Comissão Europeia deve “respeitar a Europa social, reforçar o investimento público e a distribuição dos fundos comunitários para permitir uma maior coesão social e territorial e apostar na convergência”.

O dirigente sindical disse também esperar que exista uma mudança de tratamento, porque as atuais lideranças têm “olhado para os Estados mais pequenos e para os maiores de forma diferente”, considerando que “os Estados só são bem tratados quando se comportam como alunos exemplares, como é o caso português”.

“Mas, nós temos feito uma travessia com língua de palmo, os portugueses têm pago isso bem na vida, nos despedimentos, na precariedade, nos salários que não sobem e que na vizinha Espanha vai para mil euros de salário mínimo nacional em 2020 e nós estamos ainda nos 600 euros e não sabemos qual é o próximo patamar”, assinalou.

Nesse sentido, Carlos Silva notou que os portugueses começam a “desesperar por nunca mais alcançarem o nível médio europeu”, realçando que a nova liderança europeia deve “olhar mais para o social e para as questões da igualdade”.

O Parlamento Europeu vota hoje, às 18:00 locais (menos uma hora em Lisboa), a nomeação da alemã Ursula von der Leyen, candidata designada pelo Conselho Europeu, para a presidência da Comissão Europeia.

A ministra alemã necessita obter uma maioria absoluta – metade dos eurodeputados mais um, ou seja, 374 – para suceder ao luxemburguês Jean-Claude Juncker na presidência do executivo comunitário.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 30 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 30 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

As 4 principais falhas éticas dos líderes que mais prejudicam os trabalhadores

A propósito do Dia do Trabalhador conheça os maiores erros de ética empresarial Quando os…

há % dias

30 de abril, termina a Guerra do Vietname, que durou 16 anos

A Guerra do Vietname terminou a 30 de abril de 1975. Hoje, recorda-se o mais…

há % dias

Investigadores da UC desenvolvem aerogéis compósitos para criação de novas baterias sólidas

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC)…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias