Desporto

UEFA proíbe jantar que Marca denuncia e FC Porto desmente

 

FC Porto desmente notícia do diário espanhol a Marca, segundo a qual o árbitro da partida FC Porto-Villarreal (o holandês Bjorn Kuipers) terá jantado com Pinto da Costa, Reinaldo Teles e António Garrido, num restaurante em Matosinhos. A UEFA não permite acompanhamento dos árbitros por parte de dirigentes.

Pinto da Costa já negou a veracidade da notícia, assim como a administração da SAD, que emitiu um comunicado. O documento foi publicado no site oficial do FC Porto e “desmente em absoluto” que quaisquer “dirigentes ou funcionários” do clube tenham jantado com o árbitro holandês.

O clube esclarece ainda que “a Federação Portuguesa de Futebol nomeou António Garrido”, que ficou responsável pelo “acompanhamento da equipa de arbitragem”, tendo “levado os árbitros a jantar após o jogo”.

Se fosse provado que dirigentes do FC Porto estiveram presentes, o clube estaria a violar uma norma da UEFA, que impede que qualquer dirigente acompanhe juízes nomeados para jogos, durante a estadia desses árbitros nos países onde se realizam as partidas.

O FC Porto “não vai alimentar polémicas”, escreve ainda no comunicado, mas abre portas à tomada de “medidas para defender o seu bom nome”. E o nome do clube está a ficar manchado: depois da manchete da capa, os jornais holandeses estão também a dar grande destaque ao alegado encontro entre Bjorn Kuipers e os dirigentes portistas.

A denúncia partira do jornal desportivo Marca, que noticia um alegado jantar que colocou na mesma mesa o árbitro do jogo FC Porto-Villarreal (o holandês Bjorn Kuipers), Reinaldo Teles e António Garrido, sendo que Pinto da Costa ter-se-ia juntado mais tarde.

“Árbitro jantou com diretores lusos após o FC Porto-Villarreal”, escreve em manchete aquele diário desportivo espanhol, hoje, referindo-se ao jogo entre as duas equipas, relativo à primeira mão das meias-finais da Liga Europa.

Em destaque

Subir