Desporto

Portugal no quinto lugar da UEFA graças à vitória do FC Porto e ao colapso da França

uefa_1O triunfo do FC Porto permitiu a Portugal recuperar o quinto lugar no ranking da UEFA, após a ronda de ontem. Na terça-feira, após o empate do Benfica, Portugal era sexto classificado, mas a jornada da Liga dos Campeões foi negativa para os clubes franceses que jogaram ontem. O ponto do Benfica em Old Trafford também deu um contributo para esta nova classificação.

Na quarta-feira, quando se disputavam os restantes jogos da quinta ronda da fase de grupos da Liga dos Campeões, Portugal ocupava o sexto posto do ranking da UEFA, atrás da França (5.º), Itália (4.º), Alemanha (3.º), Espanha (2.º) e do líder Inglaterra.

No entanto, Portugal subiu um lugar, em troca com os gauleses, depois do resultado do FC Porto, aliado ao mau desempenho de Marselha (perdeu com os gregos do Olympiakos) e Lyon, nesta quarta-feira.

Os pontos arrecadados com a vitória portista na Ucrânia (assim como e o empate dos encarnados em Old Trafford, nas contas totais) permitiram a Portugal retirar a França da quinta posição deste ranking, ainda que a diferença entre os dois países seja muito escassa.

A somar aos bons desempenhos dos dois clubes portugueses, na Liga dos Campeões, estão o empate do Lyon e o desaire do Marselha. Nem a vitória do Lille na prova da UEFA salvou os franceses, uma vez que o número de pontos conquistados é dividido pelo número de clubes presentes nas competições europeias. Como a França tem mais clubes, os pontos conquistados nesta jornada têm menos valor.

Esta quinta posição do ranking acaba por ser importante porque permite ao campeão e ao vice-campeão entrada direta na fase de grupos da Liga dos Campeões, na época posterior, sendo que o terceiro classificado evita as pré-eliminatórias e só tem de disputar um ‘playoff’. Abrem-se as portas da prova milionária da UEFA… Mas, as contas só deverão ser feitas no fim.

Em destaque

Subir