Mundo

Amadeu Altafaj, “o idiota de Bruxelas” (vídeo)

amadeu_altafaj_tardioUnião Europeia veio exigir à BBC um pedido de desculpa formal, depois de Amadeu Altafaj, porta-voz da UE, ter sido tratado por “idiota de Bruxelas”, num programa daquele canal britânico. Altafaj abandonou o debate depois de ouvir o insulto por diversas vezes.

O porta-voz da União Europeia, Amadeu Altafaj, participava num programa da BBC, onde, além de outros convidados, estava o colunista do Daily Telegraph, Daily Telegraph, Peter Oborne.

Em tom agressivo, Oborne discordou de Altafaj e foi pouco simpático: “É terrivelmente assustador ouvir aquele idiota de Bruxelas”. O moderador do debate concedeu a palavra ao porta-voz da União Europeia, que participava no debate a partir da capital da Bélgica. E fê-lo de forma irónica: “Senhor idiota de Bruxelas, o que tem a dizer sobre isto?”.

Amadeu Altafaj manteve-se calmo e apresentou os seus argumentos. Durante o programa, Peter Oborne, sempre que se dirigia a Altafaj, tratava-o do mesmo modo.

Numa altura em que se abordava a crise grega, o colunista do Daily Telegraph criticava a moeda única e voltou a chamar “idiota” ao porta-voz da União Europeia. Até que o moderador lhe pediu que parasse de o fazer, por ser “ofensivo”.

Nesta altura, já Amadeu Altafaj retirava o microfone e se preparava para abandonar os estúdios. O moderador do debate insistiu que o facto de não concordar com o ponto de vista de alguém não significa que essa pessoa mereça ser maltratada.

Agora, a União Europeia veio exigir um pedido de desculpas à BBC e a Peter Oborne. “Baseamo-nos no respeito e no profissionalismo e estas regras não foram respeitadas Obviamente, estamos a aguardar que os envolvidos peçam desculpas”, disse Pia Ahrenkilde-Hansen, porta-voz da Comissão Europeia.

Veja as imagens:
https://www.youtube.com/watch?v=QNq9MOc5CBY

Em destaque

Subir