Mundo

UE disponibiliza 100 milhões de euros para refugiados sírios

A União Europeia (UE) anunciou hoje um plano de financiamento de 100 milhões de euros para ajuda aos sírios deslocados devido à guerra no país e às comunidades refugiadas na Líbia, Jordânia e Iraque.

Esta verba provém de um fundo de 1,8 mil milhões de euros mobilizado pela UE para resposta à crise da Síria e da qual foram já utilizados 1,6 mil milhões em “ações concretas de ajuda a refugiados e países de acolhimento”, segundo um comunicado.

O financiamento hoje disponibilizado é dirigido à prestação de serviços públicos, ao acesso ao ensino superior e ao reforço e melhoria dos serviços de proteção de menores.

A maior fatia, de 55 milhões de euros, destina-se a apoiar refugiados, repatriados e comunidades de acolhimento no Líbano, Jordânia e Iraque.

Uma verba de 28,4 milhões irá permitir o acesso ao ensino superior no Líbano, Jordânia e Iraque.

Também para o Líbano é destinada uma parcela de 12,5 milhões para serviços de proteção de crianças e mulheres vítimas de violência de género.

Um financiamento horizontal de 3,6 mil milhões de euros destina-se, por seu lado, a reforçar a monitorização e avaliação do fundo para a Síria.

Em destaque

Subir