Mundo

UE alerta para provável crise humanitária este inverno na Bósnia

A principal autoridade da União Europeia (UE) para as migrações alertou hoje as autoridades bósnias para uma provável crise humanitária neste inverno devido às terríveis condições nos campos de migrantes que estão sobrelotados na Bósnia-Herzegovina.

O comissário para as Migrações da UE, Dimitris Avramopoulos, pediu hoje o encerramento do campo de Vucjak, perto de Bihac, no noroeste da Bósnia, próximo da fronteira com a Croácia.

Dimitris Avramopoulos declarou que deve ser fornecida acomodação adequada para cerca de 8.000 migrantes “para evitar uma grande crise humanitária no próximo inverno”.

O comissário europeu diz que a UE concedeu à Bósnia mais de 36 milhões de euros em ajuda, mas as condições em Vucjak são tão más que “nenhum apoio financeiro da UE pode ou será implementado neste” campo.

Estima-se que 50.000 migrantes tenham atravessado a Bósnia desde o ano passado com destino a países mais ricos da UE.

Na semana passada, as autoridades bósnias garantiram estar já a trabalhar para o encerramento do campo e para a transferência das pessoas que ainda permanecem em Vucjak, sem avançar prazos concretos.

Há duas semanas, a Organização Internacional das Migrações (OIM) alertou que muitas destas pessoas poderão morrer de frio e de fome durante o inverno.

A ONU já classificou as condições do campo como “desumanas”.

O campo de Vucjak, erguido de forma provisória num antigo aterro de lixo perto de terrenos minados, não tem atualmente água corrente, nem eletricidade.

A UE, o Conselho da Europa e as Nações Unidas já pediram recentemente o encerramento do campo de Vucjak.

Em destaque

Subir