Mundo

Ucrânia tenta recuperar Slaviansk e perde dois militares e dois helicópteros

ucrania slaviansk 210ucrania slavianskAs Forças Armadas da Ucrânia iniciaram operações para recuperar o controlo da cidade de Slaviansk. Dois militares foram mortos após os helicópteros MI-24 serem abatidos com “lançadores portáteis de mísseis”, segundo o Ministério da Defesa ucraniano.

A Ucrânia anunciou ter dado início, hoje, a operações militares para recuperar o controlo da cidade de Slaviansk, perdida para as milícias pró-russas.

Nas operações foram abatidos dois helicópteros MI-24 da aviação ucraniana, causando duas vítimas mortais.

“Os aparelhos foram abatidos por desconhecidos que utilizaram lançadores portáteis de mísseis”, referiu o Ministério da Defesa, em comunicado: “dois militares ucranianos foram mortos e vários ficaram feridos pelos disparos”.

O ministro do Interior, Arsen Avakov, revelou no Facebook que as Forças Armadas ucranianas recuperaram o controlo de pelo menos nove pontos estratégicos da cidade.

Da mesma forma, o governante revelou que a “fase ativa” da operação militar teve início às 4h30 locais em Slaviansk e também em Kramatorsk.

A cidade de Slaviansk ficou cercada pelas tropas ucranianas, como salientou o líder das autodenominadas Forças de Autodefesa.

“Todas as estradas estão cortadas e de todas as direções estão a chegar carros blindados e soldados. Eles utilizaram 20 helicópteros contra nós, de combate e transporte de tropas. O inimigo bloqueou a cidade por completo, as entradas e as saídas”, referiu Strelkov, numa entrevista à televisão russa Rossia 24.

A mesma fonte acrescentou que a Ucrânia recorre “a blindados e veículos militares” e a helicópteros para o desembarque de “soldados que atacam os pontos de controlo”.

Vários meios de comunicação citam referências a tiros, explosões e a pelo menos uma sirene de alerta em Slaviansk.

Em destaque

Subir