Nas Notícias

UC recebe espólio de Maria de Lurdes Pintasilgo

maria lourdes pintasilgo O Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra recebe espólio da antiga primeira-ministra Maria de Lurdes Pintasilgo. Cerimónia decorre a 2 de dezembro, às 14h30, na Sala do Senado.

O vasto arquivo privado de Maria de Lurdes Pintasilgo, constituído pelos documentos recebidos e elaborados ao longo da sua vida e no âmbito dos diferentes cargos políticos, sociais e académicos que desempenhou, vai ser doado ao Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra, pela Fundação Cuidar O Futuro.

A cerimónia oficial de doação do espólio vai decorrer, na próxima terça-feira, dia 2 de dezembro, pelas 14h30, na Sala do Senado (Paço das Escolas).

Seguir-se-á a apresentação da obra ‘Para um Novo Paradigma: um mundo assente no cuidado’, uma antologia de textos da autoria de Maria de Lourdes Pintasilgo.

Esta obra, editada pela Fundação Cuidar O Futuro, é apresentada por José Manuel Pureza.

O processo de integração do arquivo-espólio da antiga primeira-ministra no Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra teve início ainda em vida da sua autora.

Em contactos mantidos com o então diretor, Boaventura Sousa Santos, Maria de Lurdes Pintasilgo manifestou vontade em doar ao centro documentos de caráter político e pessoal que tinha compilado e organizado ao longo de décadas de vida pública.

Maria de Lurdes Pintasilgo formou-se em engenharia. Da sua longa carreira política, destaca-se a chefia de um Governo. Foi a única mulher que desempenhou o cargo de primeiro-ministro em Portugal.

No dia 19 de julho de 1979 é indigitada – pelo Presidente da República, Ramalho Eanes – para chefiar o V Governo Constitucional, um executivo de gestão, incumbido de preparar as eleições legislativas intercalares de 2 de novembro desse ano.

Foi também candidata nas Presidenciais e deputada no Parlamento Europeu, na qualidade de independente integrada no Grupo Socialista, entre 1987 e 1989. Morreu em Lisboa, 10 de julho de 2004.

Em destaque

Subir