Ciência

UC e Sociedade Portuguesa de Química pagam propinas aos 10 melhores alunos

Quimica_Laboratorio_Cientista_900

Os 10 melhores alunos que se candidatarem ao curso de química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) vão ter as propinas pagas no próximo ano letivo.

Trata-se de uma iniciativa promovida pela Sociedade Portuguesa de Química (SPQ) para combater a falta de candidatos evidenciada nos últimos anos.

Sérgio Seixas de Melo, docente da FCTUC e secretário-geral da SPQ, afirma que esta medida pretende essencialmente alterar a “crise de vocações para a química” e “manter vivo um curso que é estruturante e fundamental para o desenvolvimento do país”.

“É necessário combater o mito de que a química é um curso sem futuro. A química é essencial para áreas distintas, desde a saúde e ambiente até às tecnologias”, destaca.

Assim, no próximo ano letivo a SPQ financia cinco estudantes, sendo as propinas dos outros cinco candidatos asseguradas pela FCTUC.

Quando forem divulgadas as notas da primeira fase dos exames, inicia-se o processo de seleção que considera os seguintes fatores de ponderação: 80 por cento de peso atribuído à média de candidatura.

São excluídos candidatos com nota mínima inferior a 10,5 valores, 10 por cento da nota do exame de 11.º ano de Física e Química A e 10 por cento da classificação (nos três primeiros lugares) nas olimpíadas de química.

Em destaque

Subir