Economia

Uber já está em Guimarães

Um serviço da Uber já está disponível em Guimarães, anunciou a empresa. Segundo o diretor-geral, falta agora perceber como é que a tecnologia pode beneficiar… os táxis.

Guimarães tornou-se na quinta zona portuguesa (depois das Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto, Algarve e Braga) a dispor do serviço de transporte tão fortemente contestado pelos taxistas, embora na ‘cidade berço’ só esteja disponível a versão mais económico, o uberX.

“Estamos muito felizes por iniciar a nossa operação em Guimarães, continuando a reforçar o nosso compromisso com Portugal”, adiantou a Uber, num comunicado assinado pelo diretor-geral, Rui Bento.

A referida contestação do setor do táxi foi desvalorizada pelo mesmo diretor-geral, que numa entrevista à TSF optou por destacar um estudo, realizado em Lisboa, que coloca 11 por cento dos motoristas da Uber como sendo ex-taxistas.

“No caso dos táxis, o mais importante é percebermos como é que a tecnologia pode beneficiar este setor”, insistiu Rui Bento.

Nesse estudo, realizado pela Deloitte, a atividade da Uber em Lisboa gerou um impacto económico superior a 100 milhões de euros, tendo permitido a criação de 5000 oportunidades de trabalho.

Números que são divulgados pela empresa a dois dias do Parlamento votar, em sede de especialidade, a ‘Lei da Uber’, o regulamento do transporte de passageiros em veículos descaracterizados.

A proposta abrange ainda a atividade de plataformas como a Cabify e a Taxify.

Ainda de acordo com a Uber, o início da atividade em Guimarães torna o serviço disponível para “mais de 53 por cento da população portuguesa”.

Em destaque

Subir