Mundo

Uber apresenta protótipo de táxi voador (com vídeo)

A Uber apresentou o seu protótipo de táxi voador na conferência Uber Elevate Summit, na passada terça-feira, em Los Angeles. A empresa deseja transportar pessoas pelo ar em cinco anos.

O aparelho foi apresentado como um mecanismo de descolagem vertical, um veículo que está ainda a ser desenvolvido mas que oscila entre um automóvel voador e uma espécie de ‘mini’ helicóptero.

O diretor do Uber Elevate, Eric Allison, explicou que se trata apenas de “um conceito de veículo” e que “não existe nada ainda”, mas o objetivo da empresa é claro.

“Assim como os arranha-céus aliviaram um problema de congestão residencial e comercial, o UberAir também [irá resolver um problema de mobilidade] na vertical. O nosso objetivo é melhorar radicalmente a mobilidade global”, explicou Nikhil Goel, o diretor de produtos da UberElevate, o programa aéreo da empresa.

A primeira demonstração do protótipo é esperada em 2020, sendo que a fase comercial deverá arrancar três anos depois. Inicialmente, o veículo será conduzido por um humano, mas a empresa não descarta a hipótese da criação de um sistema autónomo.

“Acreditamos que é possível reduzir os custos para que estes veículos sejam equivalentes a um automóvel”, explicou a empresa à AFP.

O diretor de produtos acrescentou, ainda, que a aeronave será totalmente elétrica, não poluente, e que poderá voar entre os 240 e os 320 quilómetros por hora. Deverá ter uma autonomia de 96 quilómetros.

Veja um vídeo divulgado pela empresa quando anunciou o projeto.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=SG4N2WXKO8DG

Em destaque

Subir