Cultura

UB40 confirmados no Festival Positive Vibes a 29 de junho

ub40Com data marcada para os dias 28 e 29 de junho, no Areínho de Oliveira do Douro, o Festival Positive Vibes regressa para a sua segunda edição com um dos maiores clássicos do reggae: UB40.

A banda de reggae britânica UB40 atua no dia 29 de junho, e 30 anos depois, com mais de 50 milhões de álbuns vendidos tornaram-se grandes estrelas mundiais, verdadeiras fontes de inspiração para todos os jovens.

Formaram-se no ano de 1978 em Moseley, Birmingham, numa fila de segurança social britânica, e o nome da banda saiu de um impresso de desemprego: Unemployment Benefit 40 (Benefício de Desemprego).

Uma situação que nos é tão próxima nestes últimos tempos e que afecta tantos jovens e naquela época eram também oito jovens: Robin e Ali Campbell, Earl Falconer, Michael Virtue, Brian Travers, Jim Brown, Norman Hassan e Terence Wilson.

Consolidaram a sua credibilidade abordando temas políticos que atraíam uma juventude insatisfeita, rebelde e interessada no movimento ska revivalista.

Surgem os primeiros convites para atuarem ao vivo e entram em digressão com os Pretenders, fazendo as primeiras partes dos seus concertos. O single ‘Food for Thought’ chega às tabelas do Reino Unido em 1980 e desde aí vai-se mantendo nos tops. Os seus dois primeiros álbuns ‘Signing Off’ (1980) e ‘Present Arms’ (1981) atingem excelentes níveis de vendas e o público cada vez mais se vai identificando com a banda.

O cariz político colocado nas suas canções têm grande impacto, por exemplo, numa das suas canções ‘One in Tem’ arrasa a política de emprego de Margaret Tatcher.

Em 1993 lançam ‘Labour of Love II’ um álbum de versões de reggae que conquista o primeiro lugar no Reino Unido e entra para os tops americanos, do qual sai o sucesso ‘Red Wine’ – um dos maiores ex-libris dos UB40.

No ano de 1988 tocam ‘Red Wine’ num concerto de tributo a Nelson Mandela e aí esta música volta a ganhar um novo impulso e volta novamente aos tops. Continuam o seu percurso e lançam mais sucessos como ‘The Way You Do The Thing You Do’ e ‘Here I Am’.

Nesta época já tinham abandonado a sua posição de esquerda e estavam claramente mais focados em melhorar os seus clássicos de reggae. Com “Promisses and Lies” (1993) chegam ao número um na Grã-Bretanha e conquistam o sexto lugar nos EUA.

Segue-se ‘Guns in the Ghetto’ (1997) e aí reafirmam o seu emprenho na música reggae com o ‘UB40 Present the Dancehall Album’ (1998) numa colaboração com conhecidos artistas jamaicanos.

O grupo de oito amigos de infância continua unido e lançam no ano de 2001 um novo álbum de estúdio ‘Cover Up’ e dessa forma assinalam o 21.º aniversário de ‘Signing Off’. Recebem no ano de 2003 o prémio Ivor Novello e o 22.º álbum da banda ‘Homegrown’ inclui ‘Swing Low’ – a música oficial da equipa inglesa de rugby no Campeonato do Mundo de Rugby em 2003, na Austrália.

Com um percurso invejável, os UB40 são sinónimo de sucesso e são também verdadeiras fontes de inspiração, inspirando diferentes gerações ao longo do tempo.

Donos de álbuns memoráveis, irão actuar no dia 29 de junho no Positive Vibes e inspirar uma nova geração e relembrar os grandes hits a uma outra.

Em destaque

Subir