Tecnologia

Twitter lança filtros para imagens e abre ‘guerra’ ao Instagram de Zuckerberg

twitter new 1Rede social dos 140 caracteres adota política interna e fornece aplicação com novas funcionalidades para os smartphones, idênticas ao Instagram, plataforma adquirida pelo Facebook.

O Twitter parece querer que os seus utilizadores deixem de utilizar o Instagram de vez. A rede social de microblogging lançou esta segunda-feira uma atualização para a sua aplicação móvel onde disponibiliza filtros para imagens.

Esta funcionalidade ficou famosa no Instagram, serviço adquirido pelo Facebook em abril de 2012, por mil milhões de dólares.

A ‘guerra’ entre os dois serviços terá mesmo começado nessa altura. Segundo algumas fontes, o Twitter estudava também a compra da rede social móvel. Contudo, Mark Zuckerberg adiantou-se a tudo e todos e fechou o negócio num fim de semana.

Em agosto, o Twitter ativou o primeiro bloqueio do Instagram, deixando de permitir que os utilizadores desse serviço procurassem novos seguidores a partir da sua base de dados. Já neste mês de dezembro, o Instagram bloqueou as atualizações de estado dos utilizadores no Twitter, que ‘linkavam’ para as suas imagens. Resumindo, os serviços fecharam a porta um ao outro.

Sem Instagram, e sem a parte criativa que a rede oferece, o Twitter decide agora criar algo próprio. Assim, os mais de 550 milhões de utilizadores têm agora à disposição um conjunto de oito filtros, que podem ser aplicados a uma imagem, depois desta ser registada através do smartphone.

Estima-se que o Twitter tenha atualmente perto dos 600 milhões de utilizadores registados. Já o Instagram fica-se pelos 100, número atingido em setembro deste ano. Porém, as estatísticas e previsões apontam a rede de Zuckerberg como a grande aposta para 2013. Em outubro, um estudo revelou que o Instagram já superou o Twitter nas plataformas móveis (saiba mais aqui).

Em destaque

Subir