Insólito

TVI entrega prémio monetário “por lapso”

Foi premiado num concurso telefónico da TVI, festejou ao telefone, em direto no programa “Somos Portugal”, até que recebeu uma chamada para o avisar que “enganaram-se no número” e que nem estava inscrito no sorteio. A euforia rapidamente tornou-se na maior desilusão deste homem.

João Lopes, residente em Guimarães, não queria acreditar quando Marisa Cruz, Iva Domingues e João Montez anunciaram que tinha acabado de vencer um prémio de 25 mil euros em cartão. No entanto, a euforia desapareceu uns dias depois, quando lhe telefonaram a dizer que afinal “foi engano”.

Este caso insólito passou-se durante a emissão do programa “Somos Portugal”, transmitido desde Idanha-a-Nova, no dia 5 de fevereiro. Como é habitual, minutos antes das 20h, a produção do concurso ligou para o feliz contemplado e anunciou, em direto para o país, que João Lopes tinha sido o grande vencedor. “Acabou de ganhar 25 mil euros”, disseram em euforia os apresentadores. “Até estou a tremer menina”, disse João.

Contudo, João Lopes nem teve muito tempo para planear o que iria fazer com o prémio. Apenas três dias depois, foi novamente contactado pela TVI, que lhe disse que tudo não tinha passado de um lapso e que o seu número havia sido marcado por engano.

“A TVI não tem registo de qualquer chamada durante o período de habilitação” do concurso, justificaram, acrescentando que “seria impossível” o homem ter ganho o prémio.

No entanto, a filha de João Lopes, por coincidência, tinha ligado 15 dias antes para o número de valor acrescentado, pelo que o homem achou que a chamada podia ter acumulado, como acontece neste tipo de concursos. Mas não, era mesmo um erro e a chamada feita anteriormente já não contava. “Já tinha planos para pagar o jantar à família numa festa da freguesia”, lamenta.

O Jornal de Notícias contactou a TVI, que corroborou as declarações do residente em Guimarães.

Uma fonte da estação televisiva garante que em seis anos este tipo de lapso nunca tinha acontecido e que, desta vez, deveu-se à troca de um dígito no número de telefone. A TVI já contactou o verdadeiro premiado.

Em destaque

Subir