Nas Notícias

TVI condenada a pagar 20 mil euros a Robert Murat por lhe chamar “pedófilo”

A TVI foi condenada a pagar 20 mil euros a Robert Murat por ter identificado o britânico como pedófilo em várias peças televisivas no caso do desaparecimento de Maddie, em maio de 2007.

A decisão foi tomada pelo Supremo Tribunal de Justiça, sublinhando que “a gravidade dos danos não patrimoniais causados”, considerando que “o facto de os mesmos não serem exclusivamente atribuíveis aos réus não os exime da sua responsabilidade, apenas revelando para quantificação a indemnização”, uma vez que algumas referências foram feitas na imprensa.

Robert Murat foi considerado arguido no caso do desaparecimento de Madeleine McCann, a menina inglesa que desapareceu no Algarve, em 2007, quando passa férias com os pais.

O britânico foi publicamente acusado de ser “pedófilo” e “frequentar sites pedófilos”, inclusive numa emissão em direto da estação televisiva.

A indemnização está dividida em duas parcelas: 16 mil euros por parte da estação e 4000 por parte da jornalista.

A decisão dos juízes enumera, ainda, que Murat “ficou sem trabalho e dependente economicamente da sua mãe” e que era “apontado e incomodado sempre que saía à rua”. Foi também alvo de “ameaças dirigidas a si e aos seus familiares”.

De acordo com o Diário de Notícias, Robert Mural já recebeu indemnizações de mais de 700 mil euros de vários órgãos de comunicação social britânicos.

Em destaque

Subir