Economia

TV por subscrição está a crescer enquanto canais pagos perdem mercado

tvO número de assinantes de televisão por subscrição tem aumentado, sobretudo quando incluído num pacote com mais serviços, como internet e telefone. Já os canais pagos, como os desportivos e de filmes, têm vindo a perder clientes. Os dados são da Anacom.

O regulador das comunicações em Portugal, a Anacom, divulgou as estatísticas sobre o estado do mercado da televisão por subscrição em Portugal.

De acordo com esses dados, o segundo trimestre deste ano evidenciou um aumento do número de subscritores para cerca de 3,23 milhões. Comparativamente ao mesmo período de 2013, foi um aumento de 3,3 por cento.

Em relação ao primeiro trimestre deste ano, a subida no número de assinantes rondou os 1,2 por cento.

“O crescimento do serviço deveu-se às ofertas suportadas em fibra óptica (FTTH/B) e xDSL, cujo número de clientes aumentou 7,5 e 2,2 por cento, respectivamente, em relação ao trimestre anterior”, salientou a Anacom.

A melhoria das redes de distribuição tem proporcionado às empresas fornecedoras aumentar os assinantes de pacotes de serviços. Isto significa que há cada vez mais subscritores de televisão que aderem a pacotes que incluem, por exemplo, internet, telefone e/ou telemóvel.

Nas estimativas da Anacom, “cerca de oito em cada dez assinantes de televisão por subscrição dispunham deste serviço integrado em pacote”. Estatisticamente, a subida foi de três por cento.

A televisão chega a quase metade dos assinantes por cabo (42,7 por cento). A fibra ótica consolidou o crescimento e já tem uma quota de mercado de 16, por cento. O resto da distribuição ocorre por o xDSL (22,2 por cento) e DTH (18,2 por cento).

Se há cada vez mais clientes a aderir à televisão por subscrição, há cada vez menos quem pague pelos canais ‘premium’.

A grande maioria dos clientes (61,6 por cento) tem cerca de 80 canais. Já a quota de mercado para os canais pagos, como os desportivos e os de entretenimento (séries e filmes), desceu 0,9 por cento face ao primeiro trimestre deste ano.

A Nos continua a ser o líder de mercado, com 45,3 por cento, seguida por PTC (41,9 por cento), Cabovisão (6,7) e Vodafone (5,9 por cento), sendo este último “o prestador que, em termos líquidos, mais assinantes captou neste período”.

Em destaque

Subir