Mundo

Turquia: Istambul, na Ásia, tem túnel no Bósforo até Istambul, na Europa

turquia tunel 210turquia tunel bigA parte europeia de Istambul está agora ligada por um túnel de 14 quilómetros até à parte asiática. “A obra do século”, uma ideia de um sultão otomano em 1860, coincide com o 90.º aniversário da fundação da Turquia. O custo foi de 3,3 mil milhões de euros.

Istambul, a cidade turca separada pelo estreito de Bósforo, tem desde hoje um túnel ferroviário. A ideia original tem mais de 150 anos: foi em 1860 que o sultão otomano Abdulmedjid falou, pela primeira vez, numa ligação entre as duas margens que não fosse por barco. A inauguração foi hoje e coincide com o 90.º aniversário da fundação da República da Turquia pelo “pai dos turcos”, Mustafa Kemal Atatürk.

A construção do túnel “Marmaray” demorou nove anos. Com uma extensão de 14 quilómetros e uma profundidade de 1400 metros, “a obra do século” custou 3,3 mil milhões de euros e uma boa fatia veio do Japão. Só através do Banco do Japão para Cooperação Internacional o país injetou 735 milhões de euros, mas a obra também foi comparticipada pelo Banco Europeu de Investimento. O primeiro-ministro nipónico, Shinzo Abe, foi por isso o principal convidado das autoridades turcas.

“O sonho de vários séculos tornou-se realidade”, resumiu o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, na cerimónia de inauguração em Uskudar. O “Marmaray” foi um dos ‘megaprojetos’ de Erdogan mais criticados e que esteve na base de alguns dos protestos contra o Governo em junho. A oposição critica o primeiro-ministro por ter “antecipado” a inauguração: em março de 2014 a Turquia vai ter eleições autárquicas.

A Câmara de Engenheiros e Arquitetos veio a público para aconselhar os turcos a não usar o túnel “por razões de segurança”. Kadir Topbas, presidente da Câmara de Istambul, assegura que o “Marmaray” é seguro e acrescenta que o túnel foi desenhado para resistir a terremotos até 9 graus, isto nesta região conhecida pela forte atividade sísmica.

As estimativas apontam para um tráfego diário intercontinental de milhões de pessoas em Istambul, uma cidade com mais de 15 milhões de habitantes. As duas pontes que ligam as margens da cidade são diariamente entupidas por mais de dois milhões de pessoas. As autoridades assumem que “o trecho em serviço é muito limitado” e que ainda vai levar tempo até que “a obra do século” fique totalmente operacional.

Em destaque

Subir