Nas Notícias

Turismo perde milhões com portagens que afastam espanhóis

auto-estrada1Segundo a Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHFTA), a introdução de portagens nas ex-scut, sobretudo no troço na A22, tem gerado uma baixa nas receitas do turismo algarvio. Turistas provenientes de Espanha estão a escolher outros destinos.

Elidério Viegas, predisente da AHFTA, revela-se bastante preocupadoa com esta perda de turistas de Espanha e afirma tratar-se de “um crime de lesa-pátria, que só não vê quem não quer ver”.

A introdução de portagem na A22, gerou uma baixa nas receitas do setor hoteleiro algarvio, que assinala uma queda de mais 20 por cento, numa altura em que o mercado espanhol começava a proliferar.

O presidente da associação representativa da indústria hoteleira acrescenta ainda que “os prejuízos são incalculáveis, quer na faturação das unidades hoteleiras e turísticas, quer no comércio e restauração regionais, contribuindo significativamente para o aumento do desemprego”.

Desta forma, a AHFTA exige que o Governo suspenda a portagem da A22.  Elidério Viegas prevê um cenário mais negativo para breve. “No verão, vai ser o caos total na EN125, o que terá repercussões terríveis no turismo”, antevê.

O presidente da AHETA salienta ainda para o aumento da sinistralidade, que irá gerar “prejuízos irreparáveis à imagem da mais importantes região turística portuguesa”.

“O Governo prometeu uma avaliação das portagens ao fim de seis meses”, acrescenta Elidérico Viegas, que vê a introdução destas  portagens como “um desastre económico e turístico”.

Em destaque

Subir