Mundo

Turismo de guerra: Tiram fotos enquanto a cidade é bombardeada

turismo de guerra 210Há cada vez mais turcos a praticar uma nova moda: tirar fotos com a cidade de Kobane como cenário. As fotos só ‘contam’ se forem tiradas durante os bombardeamentos da aviação dos EUA contra posições do Estado Islâmico.

Há quem goste de tirar fotos na praia ou junto a uma paisagem idílica na montanha… e há muitos, cada vez mais, que procurar registar para a posteridade o momento em que uma cidade, nas costas, é bombardeada pela aviação.

A nova moda está a tornar-se viral entre os turcos. São cada vez mais numerosos os ‘turistas’ que se aproximam da fronteira com a Síria, onde, a algumas centenas de metros, se encontram as forças jihadistas do Estado Islâmico (ISIS, na sigla internacional).

Enquanto a aviação de uma coligação internacional (liderada pelos EUA) ataca as posições do ISIS no terreno, junto à cidade de Kobane, no outro lado da fronteira concentram-se turcos que viram as costas ao conflito, de forma a que o combate surja como cenário da fotografia.

A minoria curda da Turquia já reagiu contra este fenómeno, lembrando que o avanço dos jihadistas do ISIS rumo a Kobane provocou centenas de mortos, na grande maioria curdos da Síria.

Refira-se que, na zona, a fronteira entre os dois países é ‘apenas’ um muro de arame farpado. A distância é tão curta que algumas ruas de Kobane chegam mesmo a ladear a vedação.

turismo de guerra

Em destaque

Subir