Mundo

Tumor com 90 quilos removido hoje do corpo de um vietnamita

tumor_giganteUm tumor gigante, com 90 quilos, desenvolveu-se no corpo de um vietnamita de 31 anos. Nguyen Duy Hai é operado nesta quinta-feira. O cirurgião McKay McKinnon, que em 2004 removeu um tumor com 80 quilos numa mulher, lidera a equipa médica responsável pela operação, considerada de alto risco e que durará 10 horas.

Nguyen Duy Hai foi sujeito a uma amputação da perna direita, há quatro anos, devido a um tumor que não foi curado nessa operação. Desde então, tem assistido ao seu desenvolvimento desse tumor, que já pesa 90 quilos, mais do que o próprio corpo deste vietnamita de 31 anos.

Esta quinta-feira é o dia da remoção, no Hospital France-Vietnam, localizado na cidade de Ho Chi Minh. O prestigiado cirurgião norte-americano McKay McKinnon será o responsável pela cirurgia, que durará cerca de 10 horas.

O tumor de 90 quilogramas tem mais dez quilos do que um idêntico, retirado numa paciente submetida a igual operação, em 2004, numa intervenção que também coube a McKinnon.

A cirurgia de Nguyen Duy Hai é considerada de alto risco, mas o vietnamita recuperou a esperança no dia em que soube que seria operado por McKinnon.

“É normal as pessoas temerem a morte e eu não sou exceção. Mas quando soube que iria ser operado pelo doutor McKinnon, ganhei esperança e acredito que ele me vai dar uma nova vida”, disse o paciente.

Em destaque

Subir