Nas Notícias

Tuberculose: Relatório revela redução de casos em Portugal

Incidência de tuberculose em Portugal baixou, segundo um relatório da Direção-Geral da Saúde. Em 2010, registou-se um decréscimo de 11 por cento, em comparação com o ano anterior. Portugal está perto de assegurar a categoria de país com baixa incidência de tuberculose.

Segundo dados da Direção-Geral de Saúde, o número de casos de tuberculose em Portugal desceu de forma significativa, em apenas um ano. No entanto, os dados ainda suscitam preocupação, já que foram diagnosticados 2559 novos casos, o que representa uma média arredondada de sete casos por dia.

Outro facto a retirar deste relatório – que surge na véspera do Dia Mundial da Tuberculose, 24 de março – é uma análise à última década. Neste período, a incidência de tuberculose baixou para cerca de metade. Em 2010, havia 22 novos doentes por cada cem mil habitantes, o que contrasta com os 40 de 2001.

Portugal está muito perto de atingir a meta de 20 casos por cada cem mil habitantes, o que permitiria conquistar o rótulo de baixa incidência de tuberculose. Essa meta deverá ser superada já no próximo ano.

No que diz respeito aos menores de 15 anos, foram diagnosticados 48 novas crianças tuberculosas, ainda segundo aquele relatório. Destes, há dois diagnósticos considerados graves. Por outro lado, há 17 crianças doentes com menos de 5 anos.

O relatório da Direção-Geral de Saúde foi divulgado pela agência Lusa.

 

Em destaque

Subir