Nas Notícias

Tuberculose na prisão: Carregueira assume “um único” caso

prisao 210Um recluso da Carregueira, a conhecida ‘prisão dos famosos’, foi internado num hospital com tuberculose. A Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais garante tratar-se de “um único” caso, identificado “há três semanas” e tratado “imediatamento”.

O internamento de um recluso levou à rápida propagação dos rumores: estaria o Estabelecimento Prisional da Carregueira, também conhecido como ‘a prisão dos famosos’, com um surto de tuberculose?

A hipótese foi negada perentoriamente pela Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), que em comunicado explicou a situação.

“Há três semanas”, um dos reclusos apresentou sintomas da doença, o que levou os responsáveis a procederem “imediatamente ao internamento hospitalar e tratamento” do paciente.

Tratou-se de “um único recluso”, frisou a DGRSP.

Como exige o protocolo, todos os reclusos e funcionários “que pudessem ter estado em contacto com aquele recluso” foram submetidos ao rastreio da tuberculose, no Centro de Diagnóstico Pneumológico.

Nesse despiste tão houve “qualquer outra situação” a apontar para a existência de tuberculose na Carregueira, reforçou a mesma entidade.

Localizada em Belas, no concelho de Sintra, a prisão da Carregueira tornou-se mediática por nela estarem a cumprir pena ‘famosos’ como Carlos Cruz, Carlos Silvino ‘Bibi’ e Vale e Azevedo.

Foi também neste estabelecimento que Isaltino Morais, o ex-autarca de Oeiras, cumpriu uma pena de prisão que terminou há mês e meio.

Em destaque

Subir