https://www.youtube.com/watch?v=AGtAyiNqmx0
Uma nova espécie de tubarão foi descoberta ao largo da Indonésia. A principal caraterística deste peixe é que não usa as barbatanas para nadar: prefere caminhar no fundo no oceano. Foi batizado como tubarão de Halmahera, por ter sido encontrado junto a esta ilha, nas Molucas.
Dos tubarões diz-se que não podem parar de nadar senão morrem, mas o ‘Hemiscyllium halmahera’ quer ser diferente. Esta nova espécie caminha no fundo do oceano, utilizando as barbatanas como patas. Quem o assegura é Mark Erdmann, investigador marinho da organização Conservation International.
Descoberta no mar de Halmahera, cujo nome deriva de uma das ilhas Molucas (a oeste da Nova Guiné), ainda em território da Indonésia, a nova espécie foi batizada de ‘Hemiscyllium halmahera’, que se pode traduzir como tubarão de Halmahera. Em adulto, pode chegar aos 80 centímetros. Tem manchas castanhas e brancas e é de hábitos noturnos, caminhando à procura de mariscos e peixes mais pequenos.
O animal pode ser “um excelente embaixador para chamar a atenção do público para o fato de que a maioria dos tubarões são inofensivos para os seres humanos e merecem atenção e conservação”, como realçou Ketut Sarjana Putra, diretor da Conservation International na Indonésia.