Nas Notícias

Tubarão branco: Austrália localiza um gigante com 5,3 metros e 1,6 toneladas

tubarao branco 210tubarao branco bigO maior tubarão branco jamais visto na costa da Austrália é uma fêmea com 5,3 metros de comprimento e 1,6 toneladas de peso. De acordo com as autoridades, o gigantesco peixe foi localizado perto da ilha de Mistaken e recebeu uma etiqueta de monitorização por satélite.

O número de avistamentos de tubarões na costa australiana tem vindo a subir nos últimos anos, mas o maior tubarão branco de sempre só foi avistado há poucos dias.

Embora a notícia só tenha chegado hoje à imprensa australiana, o maior tubarão branco avistado em águas costeiras andou a ‘passear’, no domingo, perto da ilha de Mistaken, no ‘canto’ sudoeste da Austrália.

Trata-se de uma fêmea com 5,3 metros de comprimento e 1,6 toneladas de peso, devendo ter uma idade a rondar os 30 anos.

Alertados por pescadores, o Ministério da Pesca estadual da Austrália Ocidental enviou para o local técnicos que, numa operação que durou cerca de duas horas e meia, etiquetaram o tubarão com um dispositivo de monitorização por satélite.

Estas etiquetas – já foram aplicadas cerca de 30 – servem para criar um mapeamento das rotas e hábitos dos grandes predadores, servindo ainda de alerta para quando os grandes tubarões se aproximarem das praias da Austrália Ocidental.

Os tubarões são responsáveis por cerca de 200 mortes humanas desde 1971.

No ano passado, o Governo do estado da Austrália Ocidental avançou com uma proposta de lei para abate de todos os tubarões com mais de três metros, o que gerou um acesso debate que opôs a comunidade surfista às organizações ambientalistas e de proteção animal.

Para Mark Kleeman, o investigador que lidera a Rede de Monitorização de Tubarões australiana, a fêmea agora monitorizada poderá ‘ensinar’ muito do comportamento destes peixes ao longo da próxima década.

Em destaque

Subir