Mundo

Tsunami de 2004: Filha indonésia regressa à família que a dava como morta

raudhatul 210raudhatulUm casal indonésio perdeu a filha no tsunami de 2004. Dez anos volvidos, a menina, agora adolescente, regressou à família. Tinha sobrevivido agarrado a um pedaço de madeira e foi adotada por um homem que encontrou nela semelhanças físicas com a sobrinha.

Um milagre realizou-se com uma década de intervalo. Raudhatul Jannah, a menina de 4 anos que morreu durante o tsunami de 2004, na Indonésia, está viva e regressou agora aos pais.

O mais incrível é que, ao longo destes dez anos, a menina (agora uma adolescente de 14 anos) sobreviveu graças a ter sido ‘adotada’ pelos tios, que encontraram nela semelhanças físicas com a sobrinha desaparecida, mas supuseram ser uma órfã.

“Deus deu-nos um milagre. O meu coração bateu tão depressa quando a vi. Abracei-a e ela abraçou-me de volta e sentiu-se confortável nos meus braços”, afirmou a mãe, Jamaliah, de 42 anos.

O casal dera a filha como morta, levada pelo mar como mais de 220 mil pessoas, e neste regresso à vida nem o pai conseguiu conter as lágrimas.

“Estou muito feliz por estar de novo com a minha mãe e o meu pai”, contou Raudhatul.

Em dezembro de 2004, na altura do tsunami, a medida conseguiu agarrar-se a um bocado de madeira, que a ajudou a flutuar até ser resgatada por um pescador.

Em junho de 2005, um homem passou por uma aldeia na província de Aceh e ficou espantado com o aspeto físico da menina. Era muito semelhante à sobrinha desaparecida e, ao saber que era órfã, o tio (sem saber que era mesmo a sobrinha) entregou a menina aos cuidados da mãe, que era a tia-avó da desaparecida.

Agora, como diz o pai, Septi Rangkuti, resta “a esperança de encontrar o seu irmão”. Arif Pratama, de 7 anos, estava com Raudhatul quando o mar levou e devolveu os irmãos.

Como a tia-avó era pobre, só pôde aceitar tomar conta de uma menina, pelo que perdeu-se o rumo ao irmão.

Em destaque

Subir