Mundo

Tsipras na linha de frente para formar Governo na Grécia quer reunir com Hollande

alexis_tsiprasAlexis Tsipras, chamado a formar Governo na Grécia, está na primeira linha para integrar o executivo. O jovem de 37 anos, líder do Syriza, partido de esquerda radical, pretende reunir com o socialista François Hollande, recém-eleito Presidente da França. Tsipras e Hollande estão no epicentro político da Europa.

Os resultados eleitorais em França e na Grécia colocaram Alexis Tsipras e François Hollande no centro das atenções políticas na União Europeia. De um lado, um partido de esquerda radical, chamado a formar Governo. Do outro, um Presidente de Esquerda em França, uma raridade em solo gaulês.

Tsipras e Hollande deverão sentar-se à mesma mesa em breve, já que o líder do Syriza solicitou um encontro com o sucessor de Sarkozy. Em causa está a crise europeia, com a Grécia como símbolo desse cenário económico frágil e a França de Hollande como um sinal de mudança de rumo na Europa.

Um porta-voz do Syriza afirmou à AFP que foi solicitado “um encontro com Hollande”, sendo que as datas propostas foram “quinta ou sexta-feira”. Alexis Tsipras desloca-se na quinta-feira a Paris, com o objetivo de se encontrar com Jean-Luc Mélenchon, líder da esquerda radical francesa.

A austeridade estará na mesa da reunião entre Hollande e Tsipras. A austeridade que não tem sido solução para os helénicos e que Hollande pretende atenuar, com uma agenda de crescimento que Sarkozy não defendia, de braço dado com Merkel.

No entanto, as estratégias a definir com François Hollande só farão sentido depois de superado o impasse político que se vive na Grécia. Alexis Tsipras não se alia a quaisquer projetos políticos que assentem na austeridade, mas a verdade é que a esquerda grega não tem votos suficientes para uma maioria.

Em destaque

Subir