Mundo

Trump promete a Bolsonaro cooperação nas áreas do comércio e militar

O Presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou hoje que teve uma “excelente conversa” com o Presidente eleito de Brasil, Jair Bolsonaro, com quem se comprometeu a trabalhar “estreitamente” em matérias “comercial e militar”.

“Tive uma boa conversa com o recém eleito presidente de Brasil, Jair Bolsonaro, que ganhou as eleições por uma margem substancial. Acordamos que Estados Unidos e Brasil trabalharão estreitamente em matérias comerciais, militares e todas as outras”, assegurou Trump numa mensagem na sua conta na rede Twitter.

“Excelente chamada, na qual expressei as minhas felicitações”, sublinhou Donald Trump.

O Presidente eleito do Brasil explicou que quer acabar com as “tendências ideológicas” na política externa e rodear o Brasil dos países mais desenvolvidos, recuperando o “respeito internacional”.

No plano comercial, defendeu intercâmbios com “todo o mundo”, mas “sem prejudicar os interesses dos empresários e dos industriais”.

O candidato do Partido Social Liberal (PSL, extrema-direita) Jair Messias Bolsonaro, 63 anos, capitão do Exército reformado, foi eleito no domingo, na segunda volta das eleições presidenciais, o 38.º Presidente da República Federativa do Brasil, com 55,1 por cento dos votos.

De acordo com os dados do Supremo Tribunal Eleitoral, Fernando Haddad, candidato do Partido dos Trabalhadores (PT, esquerda), conquistou 44,9 por cento dos votos, com o escrutínio provisório (99,99 por cento das urnas apuradas) a apontar para 21 por cento de abstenção do total de eleitores inscritos (mais de 147,3 milhões).

Numa declaração à porta de sua casa, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, ainda no domingo, o Presidente eleito prometeu que o seu Governo “será um defensor da Constituição, da democracia e da liberdade”.

“Este é um país de todo nós, brasileiros natos ou de coração, de diversas opiniões, cores e orientações”, disse Jair Bolsonaro.

Em destaque

Subir