Mundo

Contra Trump, centenas de economistas, incluindo oito Nobel, apelam ao voto “noutro candidato”

donald_trump_siria_iraqueUm manifesto assinado por 370 economistas e que inclui oito vencedores do prémio Nobel da Economia apela ao voto “noutro candidato” que não Donald Trump.

Na carta aberta, que se tornou no tema da semana nos EUA, os economistas acusam o candidato republicano de enganar os eleitores e sugerem o voto em Hillary Clinton: mas, como é um mal menor, não referem o nome da candidata democrata.

“Nós, o grupo abaixo-assinado, representamos uma larga variedade de áreas de especialização e estamos unidos na nossa oposição a Donald Trump; nós recomendamos que os eleitores escolham um candidato diferente”, salientam os signatários, logo da abertura de um manifesto que se estende por duas páginas.

Para argumentar esta tomada de posição, o grupo recordou algumas das declarações mais polémicas de Donald Trump, explicando-as como estas iriam atacar a economia norte-americana.

O documento surgiu um dia após uma outra carta aberta, assinada por um grupo que incluía 19 laureados com o prémio Nobel da Economia, ter defendido publicamente o voto em Hillary Clinton.

A candidata democrata, contudo, já tinha sido visada numa carta semelhante. Em setembro, 306 economistas assinaram um manifesto a criticar as políticas tomadas por Hilllary enquanto secretária de Estado (no Governo de Barack Obama) e senadora do estado de Nova Iorque.

Em destaque

Subir