Economia

Troika faz avaliação a Portugal: Nota positiva para o Governo

Troika conclui na sexta-feira a primeira avaliação ao desempenho do Governo. Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu estiveram a verificar se as medidas do memorando de entendimento estão a ser aplicadas. Passos Coelho e seus pares vão ouvir elogios.

O Governo vai passar na primeira avaliação da missão técnica da troika, tendo em vista o cumprimento das medidas acordadas, ao abrigo do programa de resgate a Portugal. Passos Coelho merecerá nota positiva, na conferência de Imprensa que apresentará as conclusões de FMI, BCE e CE.

A missão da troika, que teve a seu cargo a primeira avaliação, está quase concluída. “Não há qualquer problema. Somente algumas questões operacionais para finalizar”, adianta a agência noticiosa Reuteurs, citando fonte da União Europeia.

Além da aplicação das medidas acordadas, a troika (também a julgar em causa própria) retirará conclusões sobre as reações dos mercados às medidas estabelecidas no memorando. Esta avaliação vai determinar a libertação de mais uma parcela do empréstimo a Portugal.

O Governo tem apresentado as medidas de austeridade planeadas e chegou mais longe do que o exigido, com o corte do 13.º mês, por exemplo. No entanto, a descida da Taxa Social Única está atrasada, o que pode afetar a nota a atribuir ao executivo de Passos Coelho.

Em destaque

Subir