Nas Notícias

Troca de seringas: Programa volta em janeiro “de forma progressiva”

seringas 210 A partir do dia 2 de janeiro vai ser retomado o programa de troca de seringas nas farmácias. O anúncio partiu do ministro da Saúde, que anunciou o relançamento da iniciativa “de forma progressiva”: primeiro em Setúbal, depois em Lisboa e em “todo o país”.

O Governo e a Associação Nacional de Farmácias (ANF) chegaram finalmente a acordo para a retoma do programa de troca de seringas nas farmácias, que volta a funcionar a partir do dia 2 de janeiro do próximo ano.

O regresso do programa, que ficou suspenso com o final do contrato entre a ANF e o Ministério da Saúde em 2012, já tinha sido anunciado, embora sem qualquer compromisso quanto a datas. Agora, o próprio ministro da Saúde, Paulo Macedo, revela quando e como será feita essa retoma.

“Começaremos de forma progressiva a partir do início do ano, em Setúbal, depois progressivamente Lisboa, até atingir todo o país”, adiantou Paulo Macedo, em declarações à agência Lusa.

O objetivo, acrescentou Paulo Duarte, presidente da ANF, é que o distrito de Lisboa volte a ter o programa de troca de seringas já em janeiro, permitindo uma extensão mais rápida ao resto do país.

“Acreditamos que em três ou quatro meses poderemos ter todos os distritos envolvidos”, afirmou Paulo Duarte.

Paulo Macedo salientou que tem sido possível trocar seringas apesar do fim do acordo com a ANF, nomeadamente nos centros de saúde e nas instituições de solidariedade social, mas salientou a importância do novo protocolo para dar dimensão ao programa.

“Sem dúvida que, quer com a malha geográfica que as farmácias cobrem, quer com a colaboração ativa das farmácias, podemos fazer melhor do que temos vindo a fazer”, realçou o ministro, revelando que no ano que agora finda foram trocadas “mais de um milhão de seringas”.

Ainda segundo o governante, a tutela e a ANF vão avaliar o programa no final do primeiro ano, definindo então os moldes como o Ministério vai remunerar as farmácias por um serviço que será prestado gratuitamente até completar esse primeiro ano.

Em destaque

Subir