Motores

Triunfo ‘arrancado a ferros’ por Filipe Albuquerque em Silverstone

Filipe Albuquerque desforrou-se da forma como lhe foi negada a vitória nas 24 Horas de Daytona em janeiro, ao impor-se nas 4 Horas de Silverstone, primeira prova do European Le Mans Series. Isto porque foi o protagonista de uma ascensão época nos últimos minutos do evento.

O piloto português recebeu o Ligier nº 32 da United Autosports a quase uma volta do líder mas na última hora de prova conseguiu recuperar muitos segundos de atraso e acabar por passar o então líder.

Uma penalização com passagem pelas boxes tinha deixado a equipa do Ligier JS P217 nº 32 da United Autosports longe do líder antes de Albuquerque assumir os volante para o último turno de condução, depois das dificuldades enfrentadas pelos seus companheiros de equipa Hugo de Sadeleer e Will Owen.

A uma candência de mais de dois segundos por volta o piloto de Coimbra foi-se aproximando do Oreca 07 # 22 da G-Drive, guiado no final da prova por Ryo Hirakawa. O piloto japonês, provavelmente já com os seus pneus muito degradados, não teve argumentos para parar Albuquerque que o ultrapassou a dois minutos do fim da corrida. Isto apesar de Nicolas Lapierre, que já estava a ser dobrado no Oreca da DragonSpeed ter retido um pouco o piloto português para que não lhe ganhasse uma volta.

“Tivemos um ‘drive-through’ do qual tivemos de recuperar. De qualquer forma. Quando fui para o volante estávamos a cerca de 30 segundos atrás do líder, mas geri bem os meus pneus”, começou por explicar Filipe Albuquerque após a prova.

“Quando estava a 15 segundos faltavam ainda dez voltas e pensei que seria muito difícil (ganhar), mas depois percebi que ele (Hirakawa) se estava a debater e rapidamente me aproximei e ultrapassei assim que pude. E na última volta foi só controlar e disfrutar desta vitória”, referiu também o piloto de Coimbra.

“É um sonho, porque é a minha primeira corrida com a United Autosports em LMP2, e começar com uma vitória é fantástico. Agora é manter-nos concentrados e com os pés na terra e pensar no resto do campeonato, que é longo”, rematou Albuquerque.

Em destaque

Subir