Motores

Triunfo de Manuel Fernandes no ETCC deixa Vila Real em êxtase

ManuelFernandesVilaReal6

Manuel Pedro Fernandes venceu a primeira corrida da Taça Europeia de Carros de Turismo (ETCC) inserida no circuito internacional de Vila Real. O piloto da ‘casa’ fez tudo bem, sabendo esperar por um erro de Norbert Nagy, o seu principal adversário neste confronto.

Na rotunda da Araucária o húngaro cometeu um erro que abriu caminho para a vitória de Manuel Pedro, que a partir daí só teve de gerir a sua vantagem sobre Petr Frulin, o checo que herdou a segunda posição depois de Nagy sofrer um fruro.

A corrida começou com grande animação, pois Norbert Nagy não se deixou surpreender na partida, tirando partido da ‘pole position’ para assumir o comando mal se acenderam os semáforos verdes.
Manuel Pedro Fernandes ‘colou-se’ à traseira do SEAT do piloto húngaro, encetando um duelo que duro até ao percalço do piloto magiar na penúltima volta.

ManuelFernandesVilaReal7

Para o piloto de Vila Real o fim-de-semana não podia ter corrido melhor: “A Veloso Motorsport não podia ter-me dado um carro melhor. Durante os dias da prova esteve sempre impecável e agradeço o esforço que muita gente teve durante meses para que isto fosse possível”.

“As corridas foram muito duras mas muito melhor do que eu pensava. Assim que percebi que tinha andamento para os homens do campeonato andei o melhor que podia e sabia. Não tive qualquer susto, que outros tiveram e fui fantástico vencer diante do meu público na primeira corrida. Na segunda foi complicado no início superar o tráfego, e depois, quando cheguei ao Richards joguei na paciência. Não queria arriscar e estragar o fim-de-semana, por isso optei por me manter no segundo lugar”, acrescentou Manuel Pedro.

 

FabioMotaVilaReal6

Já com Fábio Mota, o outro português em prova, o desfecho foi diferente. O piloto de Gaia partiu bem e manteve-se perto de Petr Fulin durante seis voltas. Na sexta volta tentou a ultrapassagem ao checo na Araucária… e ‘deu-se mal’ indo com o seu SEAT Leon TCR contra os rails. A sua prova acabou por ali.

No segundo confronto, e beneficiando da grelha invertida, Kris Richard liderou a corrida quase desde o início, enquanto mais atrás Manuel Pedro Fernandes iniciou uma recuperação que o levou ao segundo lugar. Pelo meio o piloto de Vila Real ainda viu Petr Fulin dar um toque a Peter Rikli que custou ao checo uma penalização de ‘drive through’.

Manuel Pedro ainda conseguiu alcançar Richard no final da prova, mas já não teve tempo para ‘roubar’ a liderança ao piloto suíço, conseguindo mesmo assim um bom resultado de conjunto naquela que foi a sua estreia no ETCC.

FabioMotaVilaReal6

Já Fábio Mota, com o seu SEAT Leon reparado, fez também uma boa recuperação, concluindo a prova a lutar pelo terceiro posto com Norbet Nagy. O piloto de Gaia não conseguiu uma forma de passar o húngaro e assim teve de se contentar com o quarto posto.

Classificação
Corrida 1
1.º Manuel Fernandes (SEAT) 13 voltas
2.º Petr Fulin (SEAT)
3.º Peter Rikli (Honda)
4.º Mladen Lalusic (SEAT)
5.º Kris Richard (Honda)
Corrida 2
1.ºKris Richard (Honda) 11 voltas
2.º Manuel Fernandes (SEAT) + 0,371s
3.º Norbert Nagy (SEAT) + 9,272s
4.º Fábio Mota (SEAR) + 9,777s
5.º Mladen Lalusic (SEAT) + 24,732s

Fotos: Ricardo Cachadinha

Em destaque

Subir