Motores

Triunfo em Indianápolis torna Alexander Rossi famoso de um momento para outro

AlexanderRossiIndy2

Lembram-se de Alexander Rossi na Fórmula 1? Talvez não. O norte-americano teve uma passagem pouco mais do que meteórica pelo ‘Grande Circo’. A IndyCar deu-lhe uma oportunidade na forma da Andretti Autosport.

Domingo o jovem piloto americano de 24 anos tornou-se célebre ao vencer a 100.ª edição das 500 Milhas de Indianápolis, que se disputaram no célebre circuito oval de Brickyard, Indiana.

Autor da ‘pole position’ James Hinchcliffe, foi o primeiro líder da prova de 200 voltas ao traçado de 2,5 milhas da Indianapolis Motorspeedway.

Após uma série de situações de bandeiras amarelas, uma delas provocadas por um percalço do ex-campeão Indy Juan Pablo Montoya, Alex Tagnliani e Alexander Rossi viram-se na frente da prova antes do reatamento da prova à volta 121, com Rossi a assumir o comando pela primeira vez mas não por muito tempo, já que os dois pilotos teriam de parar para reabastecimento.

Indy500 1

Isto fez com que Hélio Castroneves comandasse a corrida pela segunda vez, antes de parar novamente nas boxes à volta 150, quando surgiu nova situação de bandeiras amarelas, quando o carro de Buddy Lazier ficou sem uma roda na sequência de um ‘pit-stop’ mal efetuado.

Contudo não tardou a que Tony Kanaan, Josef Newgarden e James Hinchcliffe deixassem para trás o brasileiro da Penske, cujas aspirações à vitória se esfumaram à volta 162, quando uma proteção de uma roda do seu monolugar começou a descolar do resto da carroçaria.

Nova situação de bandeiras amarelas, provocada pela colisão de Takuma Sato com o muro, deixou JR Hildebrand na frente da corrida, antes de Kanaan assumir o comando, que manteve até 10 voltas do fim. Aí o brasileiro da Ganassi teve de parar para trocar de pneus e Rossi viu-se na frente da prova que manteve até à bandeirada final.

Indy500 2

Classificação final
1.º Alexander Rossi (Dallara Honda) 200 voltas
2.º Carlos Muñoz (Dallara Honda) + 4,497s
3.º Josef Newgarden (Dallara Chevrolet) + 4,930s
4.º Tony Kanaan (Dallara Chevrolet) + 10,496s
5.º Charlie Kimball (Dallara Chevrolet) + 10,521s
6.º JR Hildebrand (Dallara Chevrolet) + 11,345s
7.º James Hinchcliffe (Dallara Honda) + 12,744s
8.º Scott Dixon (Dallara Chevrolet) + 15,160s
9.º Sebastien Bourdais (Dallara Chevrolet) + 21,061s
10.º Will Power (Dallara Chevrolet) + 21,517s

Em destaque

Subir